Repovoamento de trutas – Ribeira do Paúl

Repovoamento de trutas – Ribeira do Paúl

Com a época de desova das trutas em pleno, já existem algumas concessões de pesca desportiva a avançar com os seus planos de repovoamento a pensar na próxima época de pesca. Um destes exemplos é a Ribeira do Paúl nas proximidades da Serra da Estrela.

Na semana passada decorreu mais uma sessão de repovoamento da Ribeira do Paúl com alevins de truta fario. A maioria das trutas (alevins) apresentava um tamanho médio de cerca de 7 cm e destinou-se a repor os stocks populacionais deste curso de água. Tendo a Ribeira do Paul fama na pesca à truta a nível nacional e internacional, é natural que se façam todos os esforços para tentar manter a população de trutas equilibrada após uma época intensa de pesca. É neste sentido que esta iniciativa se realizou.

Não conhecemos qual o impacto de um repovoamento realizado durante a época de desova das trutas, mas atendendo ao reduzido tamanho das mesmas, não prevemos grande impacto, pelo menos no imediato. As trutas introduzidas são ainda muito jovens para se reproduzir e no máximo a sua intervenção será sobretudo no sentido de servirem de alimento para os exemplares maiores durante a época de reprodução. Esperemos que o repovoamento tenha sido realizado com a linhagem genética típica desta Ribeira para evitar contaminação do património genético desta famosa Ribeira.

Mais uma vez, recordamos que a pesca às trutas nesta Ribeira está regulamentada e sujeita a concessão de pesca desportiva. Portanto, se quiserem fazer uma visitinha, não se esqueçam de contactar o concessionário com alguma antecipação 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.