Nunca consigo de deixar de ficar surpreendido com a falta de escrúpulos de alguns auto-entitulados pescadores que andam pelo nosso país. Alguns não passam de puros predadores ilegais com uma cana de pesca nas mãos e deviam ser restringidos da possibilidade de pescar até ao final da sua vida. Penso que está na altura de se rever a legislação, também ao nível das coimas e penalizações, para começar a eliminar a impunidade que tem vindo a grassar neste sector. Penas de prisão, coimas bastante mais elevadas e a suspensão definitiva da possibilidade de pescar, devem começar a fazer parte do receituário a aplicar a muito artista manhoso que por aí anda!!
E porquê isto?? Porque este país é uma autêntica anarquia, onde reina o total desrespeito por todas as regras e condutas éticas em termos de pesca. Aonde é que já se viu aproveitar um repovoamento realizado com cerca de 500 trutas de 7 cm para tentar conseguir boas capturas?? Isto numa ribeira que estava em situação crítica e que precisava de repor o seu ecossistema!!! Só num país do terceiro mundo e com gente sem qualquer tipo de formação é que é possível encontrar este tipo de práticas delinquentes! Esta gente são uma vergonha para a nossa classe e devem ser erradicadas do nosso colectivo!
Perante isto, faz todo o sentido solicitar, desde já, a proibição da pesca na Ribeira da Azenha. Estamos completamente solidários com esta medida solicitada pela Câmara Municipal de Penela, durante pelo menos 3 a 5 anos, e solicitamos às autoridades competentes que realizem uma vigilância apertada desta massa de água, passando punições exemplares a quem estiver em contravenção.
Para quem quiser toda a história sobre este assunto, pode consultar abaixo, a notícia que está no site do Público:
Queremos aproveitar esta ocasião para manifestar o nosso total apoio às iniciativas da Câmara Municipal de Penela, ao nível da promoção da pesca desportiva e defesa das trutas. A proposta de recuperação e repovoamento da Ribeira da Azenha já foi aqui noticiada por nós e achamos que se está a trabalhar bem neste município para defender uma das maiores valias turísticas do concelho: a pesca à truta de qualidade.
Um bem haja para quem está por detrás desta iniciativa 🙂
Enfim…isto nunca mais se endireita!