Condições de pesca no Rio Coura – Julho de 2012

Condições de pesca no Rio Coura – Julho de 2012

Na semana passada, tive oportunidade de passar pelo Rio Coura, na zona a montante das barragens de Covas. Com o tempo relativamente encoberto e com alguma chuva ligeira que caía de forma de intermitente, tive oportunidade de verificar que o rio já apresenta um caudal de Verão. Isto não é necessariamente mau, pois em determinadas circunstâncias, pode valer a pena visitar o Coura nesta zona 🙂

Alguns dos poços já têm água relativamente estagnada, apesar de existirem ainda alguns açudes com quedas de água de bom nível. A qualidade da água pareceu ser excelente, já que se apresentava extremamente límpida, mesmo nas zonas onde se encontrava mais parada.

Neste troço não existem descargas e como tal o caudal está estabilizado ao longo de uma jornada de pesca. A temperatura da água está em valores médios para a altura do ano e isso reflecte-se na actividade das trutas. Apesar de não termos tido oportunidade de capturar nenhuma truta nesta zona, verificamos que muitas delas estavam com níveis de actividade bastante interessantes e algumas alimentavam-se de insectos à superfície e no centro das correntes.

Esta é um zona bastante visitada pelos pescadores, e como tal, as trutas são bastante desconfiadas. Mesmo assim, achamos que em determinadas circunstâncias climatéricas pode fazer sentido voltar a visitar este local até ao final da época, especialmente no caso de uma trovoada ou chuvada intensa ocasional.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.