Condições de pesca no Rio Pomba

Condições de pesca no Rio Pomba




Depois de ter falado sobre o Rio da Peneda, não podia deixar de lado o Rio Pomba. Sendo um dos afluentes do Rio da Peneda, encontrando-se com o mesmo na margem direita, o Rio Pomba tem um caudal mais reduzido, no entanto, apresenta uma qualidade da água, que me parece ser ainda mais límpida e pura.

O Rio Pomba, desde logo, intrigou-me pelo seu nome. O porquê de Pomba é algo “suis generis” e que me parece bastante interessante, pois deve reportar a alguma fábula ou conto típico da região.

Sobre a ponte que atravessa este rio é possível ter uma vista privilegiada do mesmo. Notam-se alguns pequenos poços que são mantidos por correntes que evoluem sobre seixos e pedras roladas. No dia em que por lá passei (final de Agosto), o caudal era bastante reduzido e como tal, tive a clara sensação que os poucos peixes que por ali poderiam estar, deveriam se encontrar nos poços com alguma profundidade. Não tive oportunidade de visualizar qualquer truta ou qualquer outro peixe.

O Rio Pomba faz parte da concessão de pesca desportiva que também regulamenta a pesca no Rio da Peneda. Tal como nos foi dito recentemente pelo João Dias, a pesca nesta concessão não é possível, pois a associação que gere a concessão não terá honrado os seus compromissos financeiros, nem levantou o alvará da mesma.

Efectivamente, nunca pesquei nesta massa de água e, portanto, a informação que posso prestar relativamente a mesma neste aspecto é limitada. Pelo aspecto do rio, não me parece que tenha trutas de grande tamanho e apresenta algumas dificuldades para a pesca ao spinning, pois a profundidade média é bastante reduzida.

No global, acho que o Rio Pomba tem mais potencial para a pesca à mosca ou com isco natural. Em termos de pureza e qualidade de água, pareceu-me ter condições para ter uma boa população de trutas, no entanto, deduzo, por aquilo que disse o amigo João, que a pesca furtiva e a falta de gestão adequada têm levado à destruição deste rio.

Esperemos que brevemente sejam tomadas medidas sérias para repor a qualidade e densidade de trutas que se exigem nos Rios Pomba e da Peneda. É impensável que isto aconteça num parque nacional, especialmente, porque nem se pode pescar nestas massas de água!! Como é que os ambientalistas respondem a isto??

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.