Nova concessão no Rio Lima na zona do Lindoso

Nova concessão no Rio Lima na zona do Lindoso




Com o terminar da época oficial de pesca à truta, voltamos aos nossos afazeres normais, sem nos darmos conta de que muito se continua a passar no mundo da pesca, sobretudo nos gabinetes das autoridades competentes. Na sequência de um contacto realizado há pouco tempo por email, fui alertado para o facto de que foi criada uma nova concessão de pesca desportiva no Rio Lima na zona do Lindoso. Esta concessão foi despachada pelos serviços centrais e aplica-se na zona do Parque Nacional da Peneda Gerês, mais concretamente no troço a jusante do muro da Barragem do Lindoso.

Esta é uma zona de difícil acesso e onde existem alguns bons exemplares de trutas. Com a aprovação do novo plano do parque foi vedado o acesso a esta zona e muitos foram os pescadores que exprimiram a sua revolta relativamente a esta situação. Agora, e com a criação desta concessão, já é possível pescar neste troço … pelo menos para alguns 🙂

A concessão foi atribuída ao Clube de Caça e Pesca do Lindoso durante um período de 10 anos. Ainda não sabemos como a mesma vai ser explorada, pois não tivemos acesso ao plano de exploração. De qualquer forma, espero que não seja transformada em mais uma coutada de pesca para uma meia dúzia e que sejam fornecidas condições razoáveis para que quem não vive no Lindoso possa voltar a usufruir da pesca à truta naquele local.

Para os mais curiosos, aqui fica o despacho da criação da concessão:

Perante o actual plano do parque, penso que não há mesmo outra alternativa para usufruir da pesca desportiva neste tipo de locais. O problema continua a ser a falta de legislação e sobretudo de controlo do funcionamento das concessões. Enquanto não existir uma vigilância efectiva das mesmas e a imposição de condições democráticas de acesso aos dias de pesca, continuaremos a viver uma clima de suspeição no seio da nossa classe.

As restrições, as leis e barreiras atabalhoadas neste país, continuam a ser apenas motivos para proteger os interesses de uns poucos. Assim, não há futuro!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.