Primeiras previsões para a abertura no Minho

Primeiras previsões para a abertura no Minho


A menos de um mês para a abertura da pesca à truta a nível nacional, é natural que comecem a surgir as primeiras notícias sobre aquilo que nos espera. Este ano, a pesca à truta no Rio Minho só abre no dia 1 de Março, pactuando com a abertura geral que irá acontecer nas águas interiores. Isto numa alteração que para nós é totalmente incompreensível, quando se verifica que a pesca profissional a esta espécie neste mesmo rio começa já em meados do mês de Fevereiro, ou seja daqui a poucos dias. Este facto é claramente o reconhecimento por parte da Capitania de que o pescador desportivo acaba por ser o principal responsável pelo declínio das trutas do Minho … Acho que isto só nos dá que pensar 🙂 se vale a pena pagar impostos para manter esta gente!

Como sempre, um dos blogs que faz o acompanhamento mais aprofundado das condições para a abertura no Rio Minho é o Pescatrutaminho blogspot. Por essa razão, achamos que é de todo válido reproduzir aqui a análise realizada pelo Sr. António Martins a 30 de Janeiro deste ano, pois isto permite que os nossos leitores aficionados do Minho se comecem a preparar para a temporada que aí vem. Para os mais interessados, o post segue abaixo:

Mais uma vez, verificamos que este post traduz um enorme conhecimento sobre a dinâmica que gira à volta da pesca desportiva do Rio Minho. A questão do furtivismo continua a ser o principal problema do rio, e as autoridades devem continuar a apertar a fiscalização sobre “os artistas” do costume. Não há forma de resolver este assunto, sem punições exemplares que deixem marcas por vários anos.

grande truta do rio Minho

Quanto às condições dos caudais, parece-nos que efectivamente este vai ser um ano com muito potencial, não só para o Rio Minho em si, mas também para os seus afluentes … e aqui já estou a pensar numa visita ao Rio Mouro. Se a chuva continuar a cair qb, vamos ter as trutas de maior tamanho a comer no meio das correntes e isso pode ser razão para capturas de maior tamanho na temporada que se avizinha.

Gostaria de agradecer ao Sr. António Martins por este excelente post que traz muito valor acrescentado para os verdadeiros apaixonados pela pesca desportiva à truta do Rio Minho. Um bem haja!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.