Extinção da zona de proteção do Rabaçal

Extinção da zona de proteção do Rabaçal

Depois de termos referido no final do ano passado a necessidade de rever o estatuto de zona de protecção do Rio Rabaçal, verificamos agora que essa situação já foi alterada. Após consulta ao site do ICNF, na secção avisos, encontramos um documento que extingue definitivamente a zona de proteção que tinha sido criada para fazer face ao evento de mortalidade súbita de peixe que ocorreu na Barragem de Rebordelo, no concelho de Vinhais.

Açude no Rio Coura

Perante isto, os pescadores de trutas já se podem deslocar com outra segurança ao rio Rabaçal, pois a zona em questão está disponível para a pesca desportiva. Ficamos unicamente sem saber é quando é que este aviso entrou em vigor, pois o mesmo aparece desprovido de qualquer data. Tratando-se de um documento oficial que trata de uma matéria tão sensível como a eliminação de uma interdição de pesca, a falta de uma data pode levar-nos a pensar que este aviso já existia há muito tempo, mas que só agora é que apareceu no site do ICNF. No limite, até dá azo a que se pense que o mesmo poderia ter sido emitido pouco tempo logo após a interdição. Penso que erros grosseiros neste tipo de detalhes em nada ficam bem a uma entidade que se espera séria e que é mantida com os recursos de todos nós.

Para os interessados, fica aqui a versão original do aviso:

Com a possibilidade de voltar a pescar neste troço do Rabaçal, certamente que serão mais os pescadores de trutas a voltarem às lides por estas zonas. Espero que adoptem também um perspectiva conservacionista, pois ainda não decorreu muito tempo desde o desastre ambiental, e o rio necessita de encontrar um novo equilíbrio.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.