Dinamização do futuro da pesca em Ponte de Lima

Dinamização do futuro da pesca em Ponte de Lima

Devido ao interesse que esta entrevista tem para os pescadores de trutas da zona do Alto Minho e sobretudo do concelho de Ponte de Lima, resolvi aqui promovê-la na íntegra. O entrevistado é um conhecedor da realidade que se vive na pesca à truta no nosso país e especialmente da pesca de competição.

Considero que o não reconhecimento da pesca à truta como uma actividade com grande potencial de dinamização do turismo é claramente uma falha grave no aproveitamento das potencialidades de um concelho, especialmente se esse concelho contém alguns dos rios mais emblemáticos da pesca à truta em Portugal. Outros têm feito pela vida e os resultados têm sido bastante evidentes em termos de projecção local, nacional e internacional.

Uma cultura de isolamento, quer na pesca, quer no outro tipo de actividades, continuará a ser uma fonte de sub-desenvolvimento e pobreza. Algo que nós conhecemos muito bem no nosso país. E depois ainda nos queixamos da Troika e do resto … Os únicos culpados pela situação em que estamos, somos nós todos, que todos os dias damos cobertura a autoridades e políticos incompetentes, corruptos e mesquinhos … No dia em que deixarmos de lado o egoísmo e nos unirmos por uma causa comum, as coisas serão bem diferentes. Faremos a limpeza que este país precisa e ninguém nos conseguirá parar. Até lá, há que continuar a ranger os dentes!! E … infelizmente … o mesmo também se aplica na pesca …

Truta - Ponte de Lima

Neste cenário de miséria, opiniões como as do Américo Sousa são um lufada de ar fresco que nos fazem acreditar que poderá haver um futuro melhor ao virar da esquina. Só é preciso união para fazer mais e melhor.

O artigo segue abaixo:


Fica só aqui uma nota final para esta entrevista. Acho que a criação de um clube de pesca e a dinamização da pesca à truta pelas autoridades competentes deve ser uma das prioridades do concelho nos próximos tempos. Só nos sabemos bem o que vale a pesca à truta no concelho de Ponte de Lima … e está na hora dos pescadores de Ponte de Lima se unirem.

Para participarem na criação deste clube, deixem ficar os vossos dados no espaço mesmo abaixo da entrevista …onde surge a pergunta “Gostava de fazer parte de um clube exclusivamente dedicado à Pesca?”

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.