Poluição em Touvedo

Poluição em Touvedo


Na sequência de mais uma visita à albufeira de Touvedo para tentar pescar algumas trutas, deparei com uma situação que me pareceu bastante complicada. Com a maior parte da margem esquerda sujeita a concessão gerida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, resolvi avançar para a margem direita, mais propriamente para a zona da captação de água de São Jorge. Costumo pescar neste local desde há vários anos e foi a primeira vez que testemunhei esta situação.

Junto à central de captação de água, existe um tubo de descarga de águas. Normalmente a água que corre neste cano é bastante limpa, mas desta vez deparei-me com uma água bastante escura e que pareceu poluída. No local onde esta água entra na barragem era patente a existência de um lodo acastanhado claro com uma tonalidade verde. A própria água para jusante deste local apresentava-se extremamente turva e com condições muito complicadas quando comparada com a água imediatamente a montante. E isto numa extensão de pelo menos 400 metros.

Em termos de densidade piscícola, foi notória a diminuição dessa densidade, tendo notado que o peixe estava sobretudo concentrado e em actividade na zona limpa. O cenário à saída do cano era o seguinte:

Cano de saída de água em Touvedo

Depois de ter dado uma volta pela zona, verifiquei, que passados 20 minutos sobre a minha chegada, a central começou a trabalhar, a saída de água do cano aumentou e a água passou a ser completamente limpa. Claramente que uma parte da água que estava a ser processada pela central estava a ser enviada para aquela saída.

Captação de água Barragem de Touvedo

Perante este facto, constato que algo está a ocorrer nesta zona e merece ser investigado. Não sei se o problema é da central ou se também existem outras águas pluviais a ser transportadas por este cano e que estão a ser inquinadas noutro local. O que me parece evidente é que esta situação está a ter um impacto bastante prejudicial sobre a qualidade da água e a densidade de peixe na zona afectada. Acho que se impõe uma análise imediata à qualidade da água que sai por este cano e que os responsáveis por aquilo que se está a passar devem ser sancionados. Para mim seria impensável perder a possibilidade de pescar trutas na Barragem de Touvedo e portanto acho que se deve agir desde já!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.