Querem matar o Rio Alfusqueiro!

Querem matar o Rio Alfusqueiro!

Meus caros amigos,

Quando já se pensava que começavam a existir indícios de alguma mentalidade mais conservacionista por parte das nossas autoridades e cidadãos, surgem noticias que parecem demonstrar o contrário. A gravidade daquilo que li no blog Ninja Matrix, obriga-me a pensar se efectivamente queremos deixar algumas trutas para os nossos filhos e netos e portanto será aqui replicado na íntegra para tentar acordar alguns de nós que andam mais distraídos.

O que li foi o seguinte:


Perante esta situação totalmente descontrolada em que vigora a total anarquia e a ignorância, mesmo a nível institucional e camarário, a indignação e a revolta tem que ser total!! A ineficácia do SEPNA, a incapacidade dos tribunais, a ignorância das entidades gestoras de mini-hidrícas e a falta de formação ambiental das câmaras municipais são de bradar aos céus. Mesmo com apelos, denúncias e queixas-crime, nada se faz, os efeitos aumentam na sua gravidade e o grau de negligência assume proporções criminais. Estes são daqueles assuntos que têm que ser resolvidos de imediato e que não se pode deixar passar tempo para fazer estudos e relatórios, senão já não se vai a tempo de salvar nada. A burocracia, nestes casos, não só faz o pão caro, mas mata literalmente.

Truta do Alfusqueiro Campia

Por aquilo que deu para ver nas imagens, vamos ter um decréscimo brutal de trutas e de outros peixes na zona afectada. Certamente que é uma situação que poderá ser encoberta “a posteriori” com repovoamentos mal feitos, mas tudo o que for feito será sempre muito insuficiente para repor o equilibrio ambiental que existia.

Não tenho mais nada a dizer. Junto o meu apelo ao do Miguel e de outras vozes da zona que clamam por justiça.

Temos que passar das palavras à acção e no próximo domingo, devemos penalizar nas urnas as entidades camarárias, o governo e os partidos políticos que têm vindo a ter uma postura negligente na preservação das trutas e dos nossos rios. Está na altura de vergar o poder político á ineficácia de décadas de uma péssima gestão hidrográfica e ambiental. Sei que nem só de trutas vive o homem, mas se elas algum dia nos faltarem é porque já estaremos num caminho sem retorno em termos de destruição ambiental e de qualidade de vida.

Temos a arma do voto à nossa disposição, portanto está na altura de a usar. Votemos contra esta gente, convictos de que um dia a limpeza terá que ser feita e será geral! Não nos deixemos iludir por promessas ocas e sem futuro! Há que olhar à realidade dos factos e pensar no que queremos no médio e longo prazo!

Eu já sei! Não quero gente deste calibre a governar este país!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.