Condições de pesca no Alto Cávado

Condições de pesca no Alto Cávado

Já há muito tempo que não passava na zona do Alto Cávado a caminho de Montalegre e para montante da Barragem de Sezelhe. Ainda me lembro dos bons tempos que este troço de rio era livre e das excelentes pescarias que por lá fiz. Desde que se tornou concessionado nunca mais lá pus os pés!

Desta vez, e por um feliz acaso, passei mesmo na ponte do último lote do Cávado junto à Barragem de Sezelhe. O rio estava com condições excelentes de caudal e viam-se pescadores a pescar à mosca, provavelmente à ninfa afogada. Ainda lá estive cerca de 10 minutos a observar o comportamento dos pescadores, mas não vi tirar nada.

Em termos de caudal, o rio Cávado apresentava um caudal normal para a época do ano, a justificar, portanto, as boas condições que encontrei na Barragem de Sezelhe. Com as chuvas caídas na semana anterior, estava à espera de encontra condições difíceis, mas felizmente o cenário era o oposto. A temperatura da água estava fria, mas não fora dos valores normais para esta época do ano.

Alto Cávado corrente montante de Sezelhe - Março 2014

Com a entrada do calor e a descida gradual do caudal, é natural que as trutas vão aumentando ligeiramente a sua actividade. As melhores alturas para se realizarem boas capturas nesta zona costumam ser os meses de Abril e Maio, mas a constante pressão de pesca e condições climatéricas podem fazer a diferença em dias pontuais.

Essencialmente, a pesca neste troço do Cávado vale sobretudo pela beleza paisagística do local. A paisagem do vale do Cávado é algo único e que nos faz relaxar, mesmo quando as trutas não picam. Só por isso, vale a pena a visita. O único senão é que só se podem tirar as licenças na Câmara Municipal de Montalegre. Quando é que as Câmaras vão começar a emitir licenças através da Internet??

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.