Condições de pesca no Rio Beça – Março 2014

Condições de pesca no Rio Beça – Março 2014


Recentemente, tive a oportunidade de passar e pescar no Rio Beça na zona do salto da Lebre, junto à ponte da estrada nacional. Efectivamente, encontrei um rio com as condições ideais de caudal para a prática da pesca desportiva à truta na vertente spinning. A corrente não era muito forte, a água estava relativamente limpa e os açudes apresentavam uma capacidade razoável. O único senão era a temperatura da água, que apesar de ainda estar relativamente fria, estava no entanto, em valores superiores aos habituais para esta época do ano.

Durante mais de uma hora, palmilhei a zona em conjunto com o Prof. Arlindo Cunha e o Engº José Pintalhão. Pesquei com Mepps Aglia e Vibrx, mas não consegui ver sequer uma truta. Uma situação típica do Beça nos primeiros dias de pesca, especialmente naqueles que se seguem à abertura.

Ainda consegui falar com um pescador que também andava ao spinning e o veredito foi o que já se esperava. Tinha andado toda a manhã a pescar e não tinha tirado nada, nem sentido nenhum toque. Como era um pescador da zona também me disse que nos primeiros dias não tinha saído nada de jeito no Beça.

Rio Beça Março 2014

Com esta opinião tão credível, ficamos logo orientados. Até porque já éramos conhecedores da fama do Beça em dias de abertura ao spinning e já tínhamos sentido na pele várias vezes essa fama. As trutas no Beça têm uma menor predisposição para corridas atrás da amostra nos primeiros dias da temporada e mantêm-se coladas ao fundo. Salvo excepções pontuais, só o pessoal da minhoca é que vai tirando algumas nos primeiros dias.

No global, fiquei com a sensação de que o Beça continua dispor de condições excepcionais para a pesca da truta e que merece ser preservado com cuidado. As trutas estão lá e outras ainda lá vão ser despejadas brevemente. À saída, fizemos uma visita à truticultura do Beça e foi-nos informado pela pessoa responsável que brevemente vai haver uma sessão de repovoamento do Beça com as trutas dos tanques. Falou-se em Abril … mas sem data marcada ..

Enfim, a ver se lá volto um dia destes para fazer uma pescaria que se veja …

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.