Dentre os vários conceitos turísticos que existem associados à pesca à truta, deparamos recentemente com a oferta de serviços de guia para levar os visitantes da zona do Douro a pescar nalguns rios truteiros da zona. A oferta deste tipo de serviços está essencialmente concentrada na área de Cinfães e engloba as seguintes massas de água: rio Bestança, rio Paiva, ribeiro do Sonoso e ribeiro do Sampaio.
A solução de pesca proposta para quem queira visitar estas massas de água inclui almoço e a visita a todos os locais de um percurso pré-definido. O grau de dificuldade atribuído a esta jornada de pesca é médio para uma duração de 3 a 5 horas. O preço por pessoa começa a partir dos 35 euros. Para mais informações e para quem estiver interessado, podem sempre consultar a página abaixo:
Apesar de várias opiniões contrárias que podem surgir relativamente a esta matéria, somos a favor de um maior número de experiências deste tipo. A ligação da pesca à truta ao turismo permite valorizar bastante esta actividade e alerta as entidades e associações locais para a necessidade de preservar as massas de água e as populações de trutas. Com as receitas da pesca a tornarem-se mais importantes para a sobrevivência dos locais e de algumas autarquias, certamente que o esforço de preservação será maior.
Com a zona do Douro a tornar-se um destino mundial de excelência, parece-nos correcto este tipo de abordagem que possivelmente deveria ser levado mais além, através da oferta integrada da pesca à truta nos pacotes turísticos que são vendidos aos turistas estrangeiros nos seus mercados. Penso que todos teríamos a ganhar com isso, desde que se respeitassem aspectos como o controlo da pressão de pesca, os repovoamentos e a destruição ou limpeza excessiva das margens.
Muito bem pensado. É uma zona com um pouco de pressão de pesca com trutas de tamanho diminuto (medida) não terá troféus, mas com um enorme potencial sei de quem lá pesca todos os anos e nunca se lembra de tirar uma grande truta. Iniciativas destas é que nós precisamos para ver se os rios de cá da zona se voltam a encher de peixe.(Sim porque estes rios já por varias vezes foram repovoados.)