Condições na Barragem do Alto Cávado

Condições na Barragem do Alto Cávado

Durante a nossa recente passagem pela zona do Gerês, tivemos a oportunidade de passar pela Barragem de Sezelhe, também conhecida como Alto Cávado. Depois de umas semanas de intensa chuva, estávamos à espera de encontrar uma barragem muito perto do seu pico, mas efectivamente o que encontramos foi um nível normal da albufeira. O que parece é que a maioria da água que está a entrar na Barragem de Sezelhe está a ser despejada para os Pisões e para Paradela do Rio.

Ainda é cedo para fazer prognósticos para a abertura do dia 1 de Abril, no entanto, o actual nível da albufeira parece ser extremamente promissor, fazendo com que esta seja uma das poucas barragens onde se pode pensar em pescar ao spinning com alguma eficácia. De qualquer forma, ainda falta muito para o dia 1, e se a chuva voltar apertar até lá, pode ser que estas condições se alterem significativamente.

Muro da Barragem de Sezelhe - Março 2014

A temperatura da água, no dia em que visitamos esta albufeira, estava relativamente baixa e como tal, condicionaria a actividade das trutas. Nesse dia, chegamos mesmo a visionar neve nos topos da proximidade. Com o calor dos últimos dias, é natural que as temperaturas tenham vindo a aumentar e portanto, as trutas podem já ter outro metabolismo.

No global, fiquei bastante animado com as condições que encontrei na Barragem do Alto Cávado, em pleno dia no final da temporada das chuvas. Sei que ainda é cedo para o dia 1, mas de qualquer forma, e atendendo ao panorama geral, é o único sinal animador para a abertura das barragens do Gerês. O ano passado foi lá que fiz a abertura … este ano ainda tenho que ver para onde vou 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.