4º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas

4º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas




Mais um ano de pesca às trutas e mais um convívio nacional de pescadores de trutas que se realiza. Este ano, o convívio aconteceu no dia 10 de Maio de 2014 e teve como destino a Barragem do Caldeirão. O encontro estava marcado para as 9 horas da manhã e quase todos compareceram dentro do horário estipulado, algo que não era muito fácil, devido à localização relativamente remota do petisco. Obviamente que houveram alguns que resolveram ainda aquecer os motores no Mondego, mas isso fica para outros posts.

O dia, desde manhã cedo, apresentou-se ideal para a realização deste evento. Céu limpo, temperatura amena a caminhar para o quente e vento fraco. Estavam as condições ideais para desfrutar de uma excelente pescaria e sobretudo de uma paisagem bastante bela.

Depois de juntarmos a equipa, começamos a tratar do petisco. Com broa de Campia qb, barriguinhas, fêveras, enchidos de várias partes da nossa geografia e boas quantidades de vinho do Engº José Pintalhão (Quinta do Felisberto) e Prof. Arlindo Cunha (Ladeira da Santa) certamente que se retemperaram rapidamente as forças para avançar para a faina. Tudo isto bem preparado e organizado pelo grande amigo Manuel Rocha (velhinho) que já é um “must” deste tipo de eventos, garantindo que nada falta.

Em termos de pesca propriamente dita, as condições não eram as melhores. Assim, as capturas foram quase nulas, exceptuando-se deste cenário o Torres e o Ivo que ainda fizeram umas boas capturas, quer em número, quer em qualidade, especialmente no caso do Torres. Eu fui dar uma volta com o Zé Arieiro, Ricardo Arieiro, Mota, Élio e Barata e apenas o Mota conseguiu tirar uma pequena truta.

Chegadas as duas horas da tarde, tivemos que rumar à Associação de Pesca das Massaínhas, onde nos esperavam umas excelentes instalações e um staff de primeira qualidade, com a mesa já posta. O Sr. Presidente da Câmara, Dr. Álvaro Amaro, acompanhado por dois vereadores já estavam à nossa espera para dar início às hostilidades. Depois de uma conversa introdutória e das saudações da praxe, avançamos para o repasto, até porque o Presidente tinha que sair às 15 horas.

4º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas - Almoço - Barragem do Caldeirão

O almoço estava excelente. Um ensopado de javali muito bem preparado foi a chancela ideal para um dia de pesca na Barragem do Caldeirão. Durante o almoço, aproveitamos para falar bastante sobre pesca e também tivemos oportunidade de ouvir alguns discursos, nomeadamente do Prof. Arlindo Cunha e Dr. Álvaro Amaro. No final, ainda tive a oportunidade, em conjunto com o Zé Arieiro, de realizar uma entrega de presentes ao nosso anfitrião.

Com a saída do Sr. Presidente da Câmara, começou a desmobilização. Entre o café e algumas conversas de remate pós almoço, começaram as despedidas e ainda surgiram algumas ideias para voltar à pesca. Eu ainda fiz equipa com o amigo Arlindo e o Zé Arieiro para darmos uma pancada no Mondego, mas as trutas não quiseram cooperar.

No global, mais um convívio de primeira qualidade! Gostaria de aqui deixar os meus agradecimentos pessoais a todos os participantes e também às entidades que nos auxiliaram na organização deste evento; a Câmara Municipal da Guarda, a Associação de Pesca das Massaínhas, e sobretudo ao Sr. Vitor Oliveira (grande homem da caça e pesca da Guarda) que nos deu uma ajuda inestimável na organização e operacionalização deste evento. Um grande bem haja a todos 🙂 🙂 por este sucesso.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.