Trapalhadas com edital da Serra da Estrela

Trapalhadas com edital da Serra da Estrela




Pois! Parece que está-se tornar prática corrente, à semelhança de tudo o que é feito pelo ICNF nestes últimos 3 anos. Nada sai bem à primeira, e a bem dizer da verdade, nem à segunda, nem à terceira! É o que dá ser gerido por todos e por ninguém, passando-se a responsabilidade para quem a quiser assumir!

No último ano já foi um fartote de ir corrigindo editais que não saíram bem à primeira e agora parece que a festa está para continuar, pois já saiu a primeira correcção ao edital das Lagoas da Serra da Estrela (possivelmente a primeira de muitas!). Para verem o ridículo da situação, estamos a falar de uma correcção com cerca de um mês e antes da abertura da pesca nas lagoas. Nem quero pensar o impacto disto sobre quem já fez planos com base no primeiro edital e que nem sequer se vai preocupar em ver se saiu um novo ou não. Enfim, uma autêntica anarquia a potenciar a instalação do descrédito e da falta de confiança nas autoridades e na lei deste País.

CITSE - Centro de Interpretação da Truta da Serra da Estrela

Em termos práticos e sem mais delongas, o novo texto do edital é o seguinte:


Então vamos lá a ver o que se alterou.

Primeiro assunto, abriu a pesca na Lagoa do Serrano. Milagre puro! Não sabia que uma lagoa se podia regenerar em menos de um mês e ganhar densidade piscícola para poder ser explorada o ano inteiro. Espectacular – vai estar aberta de 1 de Janeiro a 27 de Dezembro! Se não temos competência ao menos temos fazedores de milagres!

Segundo assunto, (e agora corrijam-me se estiver errado, pois não percebo nada de editais) pode-se pescar à truta com morte na Lagoa do Viriato, Lagoa do Lagoacho e Lagoa do Serrano. No Viriato, apenas entre 1 e 31 de Maio, mas nas restantes, desde o dia 1 de Janeiro até 6 de Junho. Estranho!! Como eu vejo a coisa, parece que a pesca com morte está-se claramente a sobrepor à pesca sem morte no bastião dos fundamentalistas! Penso que deve ter havido algum erro na elaboração do edital … Acho que têm que escrever melhor estas coisas … para o comum dos mortais perceber!!

Enfim, para quê mais palavras. Já aguardo pela nova correcção do edital. Entretanto, para quem quer ir à Serra pescar trutas, convém visitar primeiro o site do ICNF antes de fazer quaisquer planos. Como as coisas andam, vamos ter editais todos os meses e autoridades a fiscalizar e multar com base em várias versões. Depois cada um escolhe a que lhe der mais jeito! É pena é não haver linces na Serra da Estrela para tirarmos todos umas fotos à volta de um cercado e comermos um petisco … isso é que era de primeira categoria e até podíamos chamar as televisões … se calhar até conseguimos provar que o último lince Português andava por lá … aí está um assunto interessante 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.