Condições no Rio Ovil – Baião

Condições no Rio Ovil – Baião


Recentemente, tive a oportunidade de visitar o rio Ovil nas proximidades de Baião. Este é um rio com uma fama bastante reconhecida no panorama da pesca à truta em Portugal, mas nunca me tinha despertado qualquer atenção, até porque nos últimos anos tinha estado numa condição relativamente débil. No entanto, parece que nos últimos tempos, as entidades têm começado a preocupar-se cada vez mais com este curso de água e têm-se sucedido as iniciativas para limpá-lo, requalificá-lo e repovoá-lo com trutas. As acções de repovoamento realizadas pelo ICNF têm-se sucedido numa base quase anual e começam-se a notar os primeiros efeitos tangíveis, sendo observável o regresso de trutas de bom tamanho a zonas mais ricas em alimentação e com maior profundidade.

O troço que analisei fica junto a uma pequena praia fluvial com zonas de piqueniques perto de Baião. Neste local, o rio apresenta ainda um caudal bastante reduzido, mas fiquei bem impressionado com a aparente qualidade e transparência da água. Não consegui visualizar nenhuma truta no troço em questão, mas isto não significa que não estejam presentes.

rio-ovil-baiao-qualidade-da-agua-dezembro-2016

Quanto ao aproveitamento para a pesca desportiva da truta, parece-me que o Ovil tem sobretudo características para a pesca ao isco natural, nomeadamente à minhoca. O reduzido caudal e uma forte cobertura vegetal das margens dificulta a prática do spinning normal, podendo-se, no entanto, conseguir obter resultados significativos ao light spinning. Em termos da presença de bons exemplares, pelas mesmas razões, acreditamos que possa existir uma ou outra truta de tamanho considerável nos açudes, poços ou correntes profundas, mas a grande maioria deve apresentar tamanho médio a pequeno.

Mesmo assim, e considerando todas estas vicissitudes, é possível que a zona da mini-hídrica, já próximo da foz do Ovil consiga ser mais atraente para o spinning e para a captura de bons exemplares. Claramente uma opção a considerar no próximo ano.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.