Condições no Rio Rabagão – Fevereiro 2015

Condições no Rio Rabagão – Fevereiro 2015

Com algum tempo livre antes da abertura da pesca à truta, resolvi visitar o rio Rabagão, na zona entre a barragem de Venda Nova e a barragem dos Pisões. O local escolhido foi o troço a jusante da concessão de pesca desportiva deste rio, antes da sua confluência na albufeira de Venda Nova. Aquilo que eu queria apreciar era a força do caudal, a temperatura da água e a possibilidade de existência de alguma actividade piscícola, nomeadamente das trutas.

Numa primeira análise, o caudal pareceu-me ser razoável. Nada de extraordinário em termos de força das correntes, mas também não nos podemos esquecer que este troço está fortemente condicionado pelo muro dos Pisões. Já olhando para jusante e após a saída da conduta dos Pisões era visível um forte débito de água, ligeiramente turva. Dali para diante deveriam ser mais ou menos 300 metros até à albufeira de Venda Nova, pois ela não se encontrava, nem perto, nem longe, da quota máxima.

Rio Rabagão saída conduta de Pisões - Fevereiro 2015

Ao nível da temperatura, a água estava bastante fria. Os dias de neve e gelo que se viveram no Alto Barroso acabaram por lentamente fazer sentir o seu efeito sobre as linhas de água, reduzindo a temperatura para níveis bastante baixos. Neste cenário, não era difícil antecipar que os peixes deveriam estar com níveis de actividade bastante baixos. Tão baixos eram esses níveis, que acabei por não conseguir vislumbrar nenhuma truta, mesmo num local de corrente de areão grosso, onde elas costumam desovar.

No global, o rio Rabagão pareceu-me que apresentava condições bastante razoáveis para o exercício da pesca. Para já, as baixas temperaturas condicionam fortemente a actividade dos peixes e portanto a pesca à minhoca poderá ser a mais apropriada nos primeiros dias. No entanto, à medida que a temperatura aqueça, o spinning poderá rapidamente começar a dar resultados bastante interessantes. Se tudo correr bem, e se tiver tempo para isso, conto fazer uma breve visita ao troço do Rabagão neste local.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.