As aberturas de pesca no Zêzere podem ser de extremos, podemos ter a sorte de capturar um troféu ao 1º dia ou andarmos a coar água durante umas semanas.
As condições de pesca no dia da abertura não eram más no troço superior, a jusante da concessão de Manteigas, temperaturas amenas, sol e a água bastante fria. O que levou as trutas a andarem bastante escondidas e pouco activas.
Por volta das 7.00h da matina do dia 1 dirigi-me até ao skiparque, para além de ser um bom local para grandes exemplares como tem pouca vegetação nas margens deu para tirar a ferrugem e treinar os lançamentos. As trutas nem sinal delas. Com o passar das horas começaram a chegar outros pescadores que vinham de montante para jusante, em conversa soube que apenas tinham saído um par de trutas à minhoca. Como o rio estava já muito batido dei por terminada a faina por volta das 11.30.
Decidi apostar na segunda, saí do Sameiro por volta das 16.00h e bati o rio até ao inicio da concessão de Manteigas, as trutas teimavam em não dar sinal. Chego a uma boa corrente que costuma ter boas trutas e lá senti uma cabeçada, mas a truta não cravou. Já ao cair do pano, à saída do açude que marca o inicio da concessão sinto qualquer coisa e consegui cravar, depois de uma pequena luta consegui a primeira captura, uma boa truta com 29cm e 200g de peso, para mim estava o dia ganho.
Depois da abertura, visitei a concessão, mas o dia não estava grande coisa. Consegui uma captura de uma truta de 25cm e mais um par de toques, ainda visualizei uns bons exemplares, mas nada de troféus.
Esta semana acabou por trazer mais surpresas. Segunda (dia 9) no fim de tarde mais duas capturas uma com 24cm e mais um bom exemplar com 28cm que deu uma luta interessante. Faço um lançamento para baixo de uns ramos e vejo vir a truta maluca e abocanhar a amostra, cravou de imediato dá dois saltos (1 metro acima da água) muitas cabeçadas, tal era a voracidade que quase engoliu a mepps 2 prata. Estava com um Trabucco T force 18mm, Shimano Catana 1,8m e Shimano Catana FD 3000.
Ainda fiz mais uma investida na quarta ao fim de tarde com 3 capturas, 2 foram devolvidas e retive uma com cerca de 24cm.
Como a pressão nos primeiros dias é sempre maior, o truque tem sido bater o rio ao milímetro, trocando várias vezes de amostra e tentando passar o mais despercebido possível para não assustar as trutas.
Já no fim desta semana tive um pequeno azar, estava a lubrificar o Catana FD 3000 e o sacana cai-me das mãos e partiu o encaixe que segura na cana.
Resumindo vou ter que investir num carreto novo, e queria saber a vossas opiniões e sugestões. Estou a pensar no Shimano Exage 2500, esta em promoção na Decathlon.
Depois disto o tempo mudou, voltou o frio e o vento, a água continua bastante fria. Talvez para a semana se houver precipitação as coisas fiquem interessantes.

Que linda truta, Nuno!! As pintas vermelhas são verdadeiramente espectaculares. Um exemplar único!!
Quanto ao carreto Shimano Exage 2500, aconselho-te a consultar este link antes de comprar: http://fish.shimano-eu.com/content/eu/en/Home/products0/reels/spinning/exage-fd.html
Em termos de problemas, ouvi falar de uma pequena oscilação no eixo central que pode se tornar problemática com o passar do tempo e fazer algum ruído mais áspero, especialmente quando o carreto apanha água. Esse também é um problema que tenho no meu Shimano Catana. Quanto à guia, não sei se está em ordem, porque nunca a experimentei, mas no meu Catana, a linha assenta fora da guia após muitos lançamentos. Isso é algo que só podes testar quando tiveres o carreto cheio e depois podes sempre devolver se vires que não te agrada. Perdes é o dinheiro do fio para encher o carreto.
Acho que é uma máquina razoável, aliás é o carreto mais vendido da Shimano, mas não acredito que seja carreto para durar muito tempo. Se calhar 6 a 8 anos, se for bem tratado … Mas o melhor mesmo é falar com alguém que tenha experiência prática com este modelo …
Eu já tive esse carreto em mão por duas ocasiões e não me convenceu de todo. Desde logo pela guia que traz e pela relação preço/qualidade.
Tenho um Nexave que traz uma guia igual e pela experiencia que tenho este tipo de guia não é nada bom. A linha tende a não entrar no sitio correcto prejudicando a recolha e o esforço do carreto.
E por um pouco mais de dinheiro compra um carreto muito melhor. Por cerca de €100/110 ja compra um technium 2500 ou um stradic 2500…
Os carretos são como as bicicletas. É verdade que todas fazem o mesmo mas fazer um percurso numa boa bicicleta ou numa má a diferença é muito grande…
Eu compro o carreto com o encaixe partido por 5 euros, se estiver interessado. Nao é brincadeira!
Antes de comprar Shimano vejam bem os modelos da Daiwa,que desde há uns tempos sao superiores aos shimanos. E acima de tudo venda online…
Abraço