Trutas do Zêzere

Trutas do Zêzere

As aberturas de pesca no Zêzere podem ser de extremos, podemos ter a sorte de capturar um troféu ao 1º dia ou andarmos a coar água durante umas semanas.

As condições de pesca no dia da abertura não eram más no troço superior, a jusante da concessão de Manteigas, temperaturas amenas, sol e a água bastante fria. O que levou as trutas a andarem bastante escondidas e pouco activas.

Por volta das 7.00h da matina do dia 1 dirigi-me até ao skiparque, para além de ser um bom local para grandes exemplares como tem pouca vegetação nas margens deu para tirar a ferrugem e treinar os lançamentos. As trutas nem sinal delas. Com o passar das horas começaram a chegar outros pescadores que vinham de montante para jusante, em conversa soube que apenas tinham saído um par de trutas à minhoca. Como o rio estava já muito batido dei por terminada a faina por volta das 11.30.

Decidi apostar na segunda, saí do Sameiro por volta das 16.00h e bati o rio até ao inicio da concessão de Manteigas, as trutas teimavam em não dar sinal. Chego a uma boa corrente que costuma ter boas trutas e lá senti uma cabeçada, mas a truta não cravou. Já ao cair do pano, à saída do açude que marca o inicio da concessão sinto qualquer coisa e consegui cravar, depois de uma pequena luta consegui a primeira captura, uma boa truta com 29cm e 200g de peso, para mim estava o dia ganho.

Depois da abertura, visitei a concessão, mas o dia não estava grande coisa. Consegui uma captura de uma truta de 25cm e mais um par de toques, ainda visualizei uns bons exemplares, mas nada de troféus.

Esta semana acabou por trazer mais surpresas. Segunda (dia 9) no fim de tarde mais duas capturas uma com 24cm e mais um bom exemplar com 28cm que deu uma luta interessante. Faço um lançamento para baixo de uns ramos e vejo vir a truta maluca e abocanhar a amostra, cravou de imediato dá dois saltos (1 metro acima da água) muitas cabeçadas, tal era a voracidade que quase engoliu a mepps 2 prata. Estava com um Trabucco T force 18mm, Shimano Catana 1,8m e Shimano Catana FD 3000.

Truta 28 cm Rio Zêzere março 2015 Nuno Biscaia

Ainda fiz mais uma investida na quarta ao fim de tarde com 3 capturas, 2 foram devolvidas e retive uma com cerca de 24cm.

Como a pressão nos primeiros dias é sempre maior, o truque tem sido bater o rio ao milímetro, trocando várias vezes de amostra e tentando passar o mais despercebido possível para não assustar as trutas.

Já no fim desta semana tive um pequeno azar, estava a lubrificar o Catana FD 3000 e o sacana cai-me das mãos e partiu o encaixe que segura na cana.

Resumindo vou ter que investir num carreto novo, e queria saber a vossas opiniões e sugestões. Estou a pensar no Shimano Exage 2500, esta em promoção na Decathlon.

Depois disto o tempo mudou, voltou o frio e o vento, a água continua bastante fria. Talvez para a semana se houver precipitação as coisas fiquem interessantes.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor