Repovoamentos de trutas – Boticas

Repovoamentos de trutas – Boticas


No final do mês passado, foi realizado um repovoamento de trutas fario nalguns dos rios mais emblemáticos da zona de Boticas. Utilizando a capacidade instalada no Parque de Pesca de Boticas, foram realizadas sessões de repovoamento com o apoio do ICNF nos rios Beça, Terva e Covas com cerca de 15000 alevins. Este alevins foram obtidos com base em trutas provenientes do Rio Beça, eliminando assim qualquer perigo de contaminação genética com as trutas que já vivem nestes cursos de água.

Para uma visão mais clara desta acção, segue abaixo bloco informativo do site do município de Boticas:


Esta é claramente uma notícia bem-vinda por parte dos pescadores de trutas, pois significa que a entidade municipal de Boticas está a zelar pela conservação das trutas em alguns dos rios mais emblemáticos do Barroso, assegurando a reposição de uma parte significativa do stock que foi perdido pela acção directa da pesca e de outros factores. Significa também uma aposta clara no turismo, pois a pesca desportiva da truta é um dos factores importantes na atracção de muita gente para esta região.

Trutas abertura Beça Covas

A louvar a forma como este repovoamento foi realizado, utilizando património genético do Beça, numa clara tentativa de contrariar a tendência para se repovoar com trutas vindas de outras massas de água levando à contaminação genética de zonas únicas. Esperemos que este seja um exemplo a seguir por muitas outras entidades, pois conservar implica não só repovoar em quantidade, mas também em qualidade.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.