Condições de pesca no Rio Alfusqueiro.

Condições de pesca no Rio Alfusqueiro.

Apesar de hoje estar a chover bem, nos últimos dias o panorama não tem sido muito prolífico em grandes chuvadas. Assim, é natural que o Rio Alfusqueiro, sendo tradicionalmente um rio de montanha, tenha apresentado as condições de caudal que se podem observar nas imagens que acompanham este post.

Efectivamente, estas fotografias foram tiradas num dia de sol e como podemos observar, o Rio Alfusqueiro, à sua passagem por Campia, tinha um caudal normal para a época do ano. As correntes estavam suficientemente activas para albergar algumas trutas e a temperatura da água não estava excessivamente fria. A salientar pela positiva, o tom bastante límpido da água que denota que a poluição é relativamente reduzida, pelo menos para já, numa zona onde a mesma costumava ser uma constante.

Sendo assim, ainda me juntei ao Miguel, ao Sr. António e ao Dr. Jesus para uma pescaria nesta zona, sobretudo nas proximidades da praia fluvial de Campia, mas os resultados foram totalmente decepcionantes. Nem sequer visualizamos nenhum exemplar de truta, mas tive a clara impressão de ter tido um bom toque num grande açude. No entanto, não consegui confirmar o que era exactamente.

Rio Alfusqueiro Campia corrente Março 2016

Apesar disso, a informação que tenho é que já foram realizadas algumas pescarias de destaque no Alfusqueiro e que já saíram alguns bons exemplares. Por aquilo que me foi dito, a temporada, para já, está a ser melhor do que a do ano passado. Portanto, o facto de não termos visualizado, nem pescado nenhuma truta, pode-se dever unicamente à escolha do dia para pescar que poderá não ter sido a mais acertada.

Enfim, considerações à parte, parece-nos que o Alfusqueiro apresenta condições para se realizarem boas pescarias à medida que o tempo for aquecendo, as trutas forem ganhando ânimo para correr atrás das amostras e a chuva for engrossando para aumentar o caudal e introduzir cor no rio. O Alfusqueiro costuma ser um rio difícil, mas em determinados dias proporciona grandes pescarias. O problema é saber escolher bem esses dias 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.