Defesa da pesca à truta – Arcos de Valdevez

Defesa da pesca à truta – Arcos de Valdevez




Num país onde a pesca à truta é normalmente vista como uma actividade secundária e onde muitas questões que nos afectam são consideradas como “normais”, é sempre bom ver que alguém está inconformado e está disposto a agitar as águas para ver se algo é feito. Assim, é com bons olhos que vemos a posição assumida pelo deputado do PSD na Assembleia Municipal dos Arcos de Valdevez. Uma posição que pretende salvaguardar os nossos interesses, sobretudo na gestão da concessão do Ermelo e no controlo das descargas da barragem de Touvedo, que pelo menos já ceifou a vida de três pescadores.

Rio Vez Dezembro 2014 - 2

Todos nós que pescamos o rio Lima, sabemos que é vergonhosa a gestão que é realizada ao nível das descargas da barragem de Touvedo. Muitas vezes somos apanhados no centro do rio com poucos segundos para tentar chegar a porto seguro. A inexistência de um sistema de aviso electrónico ou de um programa prévio de descargas que seja divulgado junto dos pescadores antecipadamente é um falha clara que já teve consequências graves e que continuará a prolongar os seus efeitos no tempo. A pior coisa que pode haver é realizar uma deslocação até ao Lima para descobrir que o rio não está pescável ou então que está em condições, mas dentro de 5 minutos já não está. Pura perda de tempo e de dinheiro com as deslocações!!

Para quem quiser ver a posição assumida por este deputado do PSD, pode consultar o artigo abaixo (que bem merece ser lido!):

Posição do deputado do PSD – Arcos de Valdevez

Um outro assunto crítico é a constituição de concessões pelo simples facto de que é necessário vedar, não permitindo depois o acesso dos pescadores a esse local. Parece-nos não ser a política mais correcta e penso que deve ser corrigida rapidamente. Só faz sentido entregar as concessões a entidade que façam uma gestão criteriosa e que ponham as coisas a funcionar. Se tal não acontecer, penso que o ICNF deve ser rápido nas multas ou na decisão de retirar a concessão às entidades gestoras.

Mais importante do que todos estes aspectos específicos, o mais relevante é a forma como este político toma uma posição favorável aos nossos interesses. Claramente, algo a louvar e que penso deve marcar uma posição diferente na forma como a política deve olhar para esta actividade.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.