Poluição no Rio Uíma

Poluição no Rio Uíma




Com fama de ter sido um rio truteiro há vários anos atrás, é notório o estado de degradação a que chegou o Rio Uíma. Ao ser um rio que passa por uma forte aglomeração urbana e industrial, tem sido castigado ao longo dos anos por contínuas descargas sem nenhum controle que têm vindo lentamente a eliminar a diversidade da fauna e flora que vive neste curso de água. Recentemente, têm sido desenvolvidos alguns esforços para tentar devolver alguma da velha glória a este rio, no entanto, a acção de algumas empresas sem escrúpulos do município de Santa Maria da Feira parece estar a deitar por terra todo o trabalho realizado.

Infelizmente, esta já não é a primeira vez que este tipo de problemas ocorre, pois em 2011 também aqui colocamos um post pelas mesmas razões. Um facto que parece indiciar que os problemas ainda estão muito longe de serem totalmente resolvidos.

Poluição no Rio Uíma - 2011

Para uma análise mais detalhada do problema actual, podem consultar notícia publicada abaixo:


Claramente, este é mais um sinal de que existe ainda uma grave falta de consciência ambiental junto da classe empresarial e que só uma acção mais musculada em termos de fiscalização e sanção é que pode colocar as coisas a funcionar dentro da normalidade. O próprio facto de que as maiores descargas poluentes estão a ser realizadas durante os períodos de maior chuva parece indiciar claramente que não se trata de um caso de simples negligência e aponta possivelmente para uma acção deliberada. Neste contexto, é de louvar o empenho da autarquia e das autoridades na resolução deste problema e esperemos que rapidamente a normalidade seja reposta.

Com este incidente resolvido, convém começar a pensar em fazer uma total requalificação do Uíma, tornando-o num rio completamente despoluído e que se torne numa mais valia para as populações, os pescadores e os agricultores. Acredito que esse será um trabalho para durar vários anos, mas quando o rio Uíma voltar a ter trutas em quantidade e qualidade, então todos saberemos que estamos perante um ecossistema limpo, equilibrado e saudável.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.