Condições no Rio Carneiro

Condições no Rio Carneiro




Na minha última passagem pela área de Amarante, tive oportunidade de visitar o Rio Carneiro e verificar quais as condições actuais deste curso de água. Como se pode ver pelas fotos, este rio encontra-se com um caudal relativamente reduzido para a época do ano, mas mesmo assim nota-se alguma vivacidade nas correntes.

A temperatura da água não se apresentava demasiado fria, sintoma de que o frio não tem sido muito na zona do Marão. Não consegui visualizar nenhuma truta, mas as condições pareceram-me razoáveis para permitir a subida das trutas do Ovelha, já que o Carneiro dispõe de locais bastante bons para a desova.

Quanto à qualidade da água, e atendendo à forte densidade populacional na zona, pareceu-me estar tudo ok, pois a água apresentava uma cor transparente e não se via sinais de forte poluição no fundo ou nas plantas da margem. Notava-se a presença de algum lixo doméstico, como sacos plásticos e latas de conservas, mas isso é relativamente comum nesta área e não causa impacto de maior sobre a fauna piscícola.

rio-carneiro-corrente-dezembro-2016

No global, parece-nos que o Carneiro deve ter condições para albergar umas trutas razoáveis, sobretudo nos poços mais fundos, e para permitir uma desova normal, desde que não falte a água. Este é um rio onde nunca pesquei, devido ao seu pequeno caudal, já que se presta sobretudo ao light spinning e não deve albergar uma densidade razoável de exemplares de bom tamanho. De qualquer maneira, pode ser sempre uma opção para me divertir com umas trutitas naqueles dias em que as coisas não correm bem em zonas mais concorridas.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.