Rio Bestança – Dezembro 2016

Rio Bestança – Dezembro 2016


Recentemente passei na zona de Cinfães e, como era de esperar, aproveitei a oportunidade para dar uma vista de olhos no rio Bestança, que é sempre uma excelente referência para um pescador de trutas.

Como podem ver pelas fotos, as condições deste rio estão abaixo da média do que seria expectável para esta época do ano. O nível da água é médio a baixo e nota-se alguma vivacidade, mas apenas nas correntes com maior declive. Efectivamente, as chuvas dos últimos dias não foram muito favoráveis para trazer maior caudal a este rio.

Quanto à qualidade da água, pareceu-nos que a mesma estaria a níveis bastante bons. Notava-se uma ligeira cor escura, sobretudo motivada pela cor negra do fundo, mas a água estava quase transparente, já que as fotos foram tiradas em dia de alguma chuva e existia alguma matéria a ser transportada por pequenas linhas de água.

rio-bestanca-correntes-dezembro-2016

No global, as condições parecem-nos ser suficientes para permitir o acesso das trutas a alguns locais de desova, desde que não existam obstáculos significativos no seu caminho. Não conseguimos visualizar qualquer exemplar em movimento, ou pelo menos parado, mas certamente que devem estar presentes, até porque quase toda a extensão útil deste rio está concessionada.

rio-bestanca-aguas-mais-paradas-dezembro-2016

Este é claramente um daqueles rios míticos no qual ainda não pesquei. Sei que é um rio sem grande caudal para se pescar ao heavy spinning, mas mesmo assim deve ser uma boa aposta para se passar umas horas entretido pescando ao light spinning. Este ano já não tenho hipótese de corrigir esta falha grave, mas quero ver se para o ano a coisa muda de figura 🙂 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.