Previsão do tempo – abertura 2017

Previsão do tempo – abertura 2017




À procura das primeiras indicações sobre o tempo desde hoje até ao dia da abertura da pesca às trutas, encontramos uma primeira previsão no site da Accuweather para a cidade de Viana do Castelo, que pode já dar uma primeira referência sobre as condições que podemos encontrar dentro e fora de água. Como se pode ver pelas fotos abaixo, espera-se um mês de Fevereiro divido entre a chuva e o sol. A chuva vai-se fazer sentir sobretudo nas primeiras semanas, enquanto o sol deve aparecer já próximo do dia 1 de Março.

Quanto a temperaturas, não há nada de anormal a registar. Temperaturas entre os 18 e os 6 graus centígrados são normais para a época do ano em causa e não estão previstas alterações muito bruscas durante o mês de Fevereiro.

Numa primeira leitura destes dados, parece-me que vamos ter condições de caudal suficientes para realizar pescarias normais. A falta de chuva tem sido um problema, mas entretanto, a chuva já voltou e se se mantiver durante duas semanas, deveremos ter água suficiente para as trutas se alimentarem bem e para nós passarmos mais despercebidos junto das margens. Efectivamente, não se prevê chuva na semana anterior à abertura, ou na própria abertura, mas isso não é necessariamente um facto problemático, desde que até lá chova o suficiente para se ter pelo menos caudais a níveis médios.

Quanto à temperatura da água e do ar, parece-nos também que vamos ter valores normais para a época do ano. Considerando que os dados que aqui apresentamos são para a zona litoral norte, antecipa-se que os valores sejam significativamente mais frios nas zonas de montanha. A tendência crescente, pelo menos ao nível das temperaturas máximas, começa a produzir efeitos próximo do dia da abertura e isso também pode ser um factor benéfico a condicionar o comportamento e a actividade das trutas.

No global, tudo isto aponta para uma abertura seca e com boas abertas que deverá permitir um dia bem passado junto da margem dos nossos rios e em boa companhia. As trutas devem estar relativamente activas, e a existência de caudais com nível médio deve facilitar a sua movimentação dentro de água. De qualquer forma, e apesar de estes dados funcionarem como uma primeira indicação, ainda é bastante cedo para começar a fazer planos definitivos, já que esta previsão tem uma margem de erro muito elevada. Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e mais próximo da data oficial voltaremos a fazer uma actualização.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.