Últimas previsões – abertura das trutas 2017

Últimas previsões – abertura das trutas 2017


E já cá estamos! Pouco falta para a abertura da temporada de pesca à truta em 2017 e como tal impõe-se uma última olhadela às previsões para o tempo. Tal como previsto anteriormente, tivemos alguma chuva na zona norte e centro durante as duas primeiras semanas de Fevereiro e agora entramos num clima pré-Primaveril, com temperaturas a subir e céu limpo. Esta situação cria um cenário que não é o mais favorável para o dia da abertura, pois deveremos nos deparar com caudais relativamente baixos e águas mais cristalinas. Isto potenciará a visibilidade das trutas e diminuirá as probabilidades dos pescadores poderem passar despercebidos pelas margens. Assim, uma primeira passagem mal feita, pode colocar uma truta em postura de defesa durante todo o dia.

Quanto ao tempo previsto para a abertura, e baseando-me nas previsões do Windguru para Viana do Castelo, existem algumas boas perspectivas, já que o céu vai estar sobretudo nublado e com algumas possibilidade de gerar um ou outro aguaceiro ligeiro. Isto permite de certa forma reduzir a visibilidade das trutas. Adicionalmente, prevê-se uma amplitude térmica entre os 11 e os 12 graus que será mais reduzida nas zonas de montanha. No entanto, esta amplitude parece ser razoável não sendo um factor determinante ao nível da actividade das trutas. Quanto ao vento, deve soprar moderado do quadrante sul e não deve ser demasiado forte para por em causa a acção de pesca ao spinning, sobretudo no que diz respeito ao lançamento de amostras.

Olhando aos dias seguintes, parece-nos claramente que os melhores dias serão aqueles após a abertura, e nomeadamente quinta, sexta e sábado. Nestes dias está prevista chuva com alguma intensidade e portanto, será a primeira ocasião para pescar com os rios turvos e com os bons exemplares a avançarem para os centros das correntes.

De qualquer forma, não conta apenas o tempo, e tudo estará também dependente de uma boa escolha de local e sobretudo de amostra a utilizar. Convém perder estes últimos dias a afinar tudo para que nada falte e para que o regresso às margens dos rios seja mais um momento especial de convivência em ambiente natural e com algumas capturas!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.