Morte de peixes no Rio Pavia – Viseu

Morte de peixes no Rio Pavia – Viseu


Como uma má notícia não vem só, parece que este ano está a ser extremamente prolífico em termos de fenómenos de mortandade de peixes. A juntar ao que se passou no Ceira, mas também no Sousa e no Tua, temos agora um novo episódio a surgir no rio Pavia. Este pequeno curso de água, que atravessa Viseu e que foi objecto de um repovoamento com trutas há alguns anos atrás, sofreu uma grande pancada na semana passada com várias centenas de peixes mortos a serem encontrados junto ao parque urbano de Santiago.

Antecipa-se que o principal causador desta mortandade poderá ter sido uma descarga de esgoto, mas ainda não certezas sobre as causas reais deste fenómeno. Para uma leitura mais atenta desta notícia, podem consultar o Jornal do Centro (abaixo):


Independentemente dos factos que sejam apurados neste caso concreto, a verdade é que a situação actual dos cursos de água é muito frágil, pois a falta de água e de oxigenação é de tal ordem, que qualquer despejo ocasional pode ter consequências bastante graves sobre os recursos piscícolas. Isto normalmente não era um problema em anos anteriores, mas a situação de seca do ano corrente é bastante séria!! Enquanto, não chover a sério, acho que valeria a pena apertar a vigilância dos recursos hídricos e informar as populações sobre as consequências de determinado tipo de comportamentos.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.