Condições na Barragem de Pisões – 2018

Condições na Barragem de Pisões – 2018

Dia 1 de Abril de 2018, estive na abertura da pesca às trutas nas barragens do Gerês e tive a oportunidade de passar pela barragem dos Pisões e de observar as condições de pesca da mesma. Como podem ver pela foto de capa do post, a barragem apresenta-se bastante cheia, mas com altura de margem limpa suficiente para permitir uma pesca ao spinning sem demasiada dificuldade.

No dia 1 de Abril, existia ainda neve nos montes do Barroso e portanto a temperatura da água era relativamente reduzida. Acredito que, entretanto, o aumento da temperatura ambiente e a chuva tenham ajudado a acabar com esses últimos vestígios e a aumentar a temperatura da água. Isso pode ser significativo do ponto de vista de actividade das trutas, podendo fazer a diferença entre mais ou menos capturas.

Quanto à densidade de pesca, pareceu-nos ser mais reduzida do que em anos anteriores. Na estrada, via-se muito pouca presença de pescadores e nas margens da barragem, existiam muito menos carros do que é costume para este tipo de dias. Esta situação foi sobretudo potenciada pelo facto de a abertura calhar no dia de Páscoa, já que foram muitas as pessoas que não estiveram para viajar para Pisões nesse dia.

Mais uma vez, este ano nem sequer fiz um lançamento em Pisões. Sei que o César esteve por lá e tirou uma boa truta arco-íris. Nós, apenas passamos ao largo e resolvemos avançar para outros destinos com mais trutas e mais acção.

Em dia de abertura, a vontade era pouca de estar coar água sem qualquer resultado, que normalmente é o que acontece em Pisões … Como tinha melhores opções, deixei esta barragem para outra altura, se calhar com tempo mais quente 🙂 🙂

Olhando ao panorama de Pisões, parece-nos razoável pensar que mal o tempo comece a aquecer e a água baixe um pouco, passaremos a ter mais actividade na barragem. Isto pode melhorar bastante o cenário da pesca de predadores, incluindo as trutas e portanto, já me pode convencer mais a fazer uma paragem …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.