Parque de pesca na ilha da Madeira

Parque de pesca na ilha da Madeira

De acordo com informação que nos foi transmitida por pescadores da zona, dentro em breve a ilha da Madeira vai dispor de uma nova instalação dedicada à criação e exploração comercial da truta e da pesca à truta do tipo arco-íris. O empreendimento vai ficar localizado no Santo da Serra e vai ter o nome de “Percurso de pesca VerdeVertente”.

Esta exploração será relativamente intensiva, apresentando uma capacidade de produção na ordem das 10 toneladas/ano, sendo o percurso de pesca um aproveitamento indirecto dos viveiros. Neste contexto, é importante salvaguardar os efeitos que este tipo de actividade possa ter em termos de contaminação das linhas de água que lhe servem de apoio, já que normalmente explorações intensivas deste tipo acabam sempre por afectar significativamente os troços a jusante.

Para uma leitura mais atenta do que está previsto, podem consultar o site abaixo:


Acreditamos que se forem respeitadas as medidas apropriadas para a salvaguarda do ambiente, este pode ser um empreendimento relevante para melhorar a oferta turística de infra-estruturas ligadas à pesca à truta. Apesar de a truta arco-íris ser uma espécie invasora nas massas de água fluviais da ilha, não deixa de ser uma mais valia importante em termos turísticos e económicos.

Truta arco-iris Serra da Estrela

Portanto, para quem pesca às trutas na ilha da Madeira esta é certamente uma notícia interessante, pois traduz-se na oferta de mais uma alternativa. Esperemos apenas que se respeitem todos os requisitos ambientais nesta iniciativa para evitar que a mesma se torne em mais uma arma de arremesso para os ambientalistas contra os pescadores de trutas e a introdução das trutas arco-íris nos arquipélagos.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.