Amostras para a abertura à truta.

Amostras para a abertura à truta.






Faltam menos de dois meses para a abertura nacional da pesca às trutas e já muitos de nós acorrem às lojas de pesca à procura das últimas novidades em termos de material. Canas, carretos, linhas e sobretudo amostras. Mais uma vez, importa reflectir antes de comprar! Há que ter em conta as condições de pesca que vamos encontrar, bem como antecipar o comportamento das trutas nas primeiras semanas de pesca. Com as chuvas intensas e frio das últimas semanas, é de esperar que os rios daqui a dois meses ainda apresentem caudais elevados e águas frias. Neste tipo de ambiente, a actividade das trutas deverá ser reduzida nos primeiros dias e poucas serão aquelas que estarão dispostas a correr atrás da amostra. A hora de maior actividade das trutas deve corresponder ao período entre as 11 e as 15 horas.  Com esta predisposição, importa jogar pelo seguro, evitar novos modelos de colheres e peixes artificiais de eficácia duvidosa e utilizar sobretudo as amostras clássicas que sempre produzem boas capturas: mepps, vibrax, rapala e salmo. Estes são iscos comprovados e que normalmente não defraudam expectativas nos primeiros dias.

 

A única nuance para este ano, é que os pescadores devem procurar utilizar modelos mais pesados (nº2 e 3 para as colheres e 7 cm para os peixes artificiais) de modo a fazerem face às correntes mais fortes. Colheres de pala alongada ou mesmo olundantes podem fazer a diferença em zonas de forte corrente. A velocidade de recuperação deve ser a mais lenta possível de modo a permitir que a amostra afunde e que a truta tenha tempo para a alcançar devidamente. Muitas vezes convém insistir várias vezes no mesmo sitio, especialmente se este for promissor, pois as trutas não mordem á primeira. Finalmente, um último conselho. Atenção à qualidade dos triplos nas amostras: verifiquem se os mesmos são de carbono ou não … e se aguentam a pressão. Não seria nada conveniente perder um bom peixe na abertura por causa de um triplo que parte!

Para mais informações sobre colheres, ver o nosso site: http://www.trutas.com.pt/colheres-mepps-vibrax.html

Para mais informações sobre peixes artificiais, ver o nosso site:  http://www.trutas.com.pt/peixes-artificiais-rapala-salmo.html

Related Posts with Thumbnails

Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.