Pesca em Espanha – Trutas – Zona de León.

Pesca em Espanha – Trutas – Zona de León.

Para aqueles de nós que são mais aventureiros e cuja paixão não fica contida dentro das nossas fronteiras geográficas, existem vários destinos a considerar. Dentre as várias opções disponiveis, existe uma que merece especial destaque pela sua proximidade geográfica, pela cultura e história associada à pesca à truta e pela alta qualidade das suas trutas e rios. Estamos a falar de León, provincia mundialmente famosa pelos seus galos que produzem plumas de primeirissima qualidade para a pesca à mosca. Em termos de pesca propriamente dita, esta provincia de Espanha é alvo de uma politica cuidada de preservação das trutas que implica a conservação ambiental dos rios e repovoamentos cirurgicos com trutas autoctonas. Portanto, quantidade e, sobretudo, qualidade da oferta de pesca estão garantidas, a cerca de 2 horas de viagem de Bragança.

pesca leon trutas mapa Pesca em Espanha – Trutas – Zona de León.

Antes de qualquer aventura deste tipo, recomenda-se sempre que o pescador se informe da forma mais completa possível. E neste caso não há excepção! Como fonte fundamental de informação relativamente à pesca da truta em León existe o site Pesca em León, que pode ser visitado em http://www.pescaleon.com. Este site está bastante bem concebido e é um importante repositório de informação sobre os rios disponiveis, concessões de pesca e requisitos legais (licenças e concursos). Uma ferramenta bastante importante é o pesquisador de “Cotos de pesca“. Nesta página, o pescador pode escolher o tipo de concessão que lhe interessa, bem como o rio, obtendo assim informação especializada sobre temporada de pesca, dias de pesca permitidos, número de licenças disponiveis, número de trutas permitidas, tamanho mínimo, mapa da concessão e iscos permitidos.

Existem duas vantagens de pescar em León. Primeiro, temos a possibilidade pescar práticamente todo o ano, atendendo à legislação especifica e regime de exploração dos diferentes “cotos”. Segundo, existe uma grande diversidade de rios por onde escolher. A lista de rios a explorar nesta provincia é extensa: Ancares, Bernesga, Boeza, Burbia, Cabrera, Cea, Cúa, Curuêño, Duerna, Eria, Esla, Luna, Omaña, Órbigo, Porma, Selmo, Sil, Torío, Tremor, Tuerto e Valcarce. Isto permite que uma primeira aventura sirva apenas para abrir o apetite para as próximas. Dentre os rios mencionados, destacam-se o Órbigo, o Porma, o Curueño e o Esla pela sua grande capacidade de albergar boas trutas em quantidade.

Relativamente a alojamento, existem várias possibilidades que devem ser exploradas antecipadamente para obter os melhores preços. Apesar de aparecer alguma publicidade relativa a hoteis ou estalagens no site acima mencionado, penso que deverá sempre existir uma pesquisa prévia junto de agências de viagem mais generalistas, quer online (Booking.com, Rumbo.pt), quer offline (Abreu, Halcon, etc.). Também se deve ter em conta quais as épocas altas e baixas nesta região e até que ponto coincidem com as melhores alturas para pescar trutas. Um bom negócio é sempre um bom negócio em qualquer lado! 

Para concluir, só me resta desejar: Boa pesca em terras de nuestros hermanos!

pixel Pesca em Espanha – Trutas – Zona de León.

Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.