Rio Vez – 6 de Março de 2010.

Rio Vez – 6 de Março de 2010.




Hoje foi dia de visitar o rio Vez a jusante dos Arcos de Valdevez. Este troço apresenta um elevado nível de dificuldade para a pesca amostra e poucos são os que conseguem realizar boas pescarias nesta área. Apesar disso, este é um troço onde habitam grandes troféus. Existem vários relatos de capturas de grandes trutas nesta área e eu já presenciei a perda de uma marisca de cerca de 3 kg, quando já estava mais do que cansada e a caminho do camaroeiro.

Como podem comprovar pelas fotografias, a chuva de ontem não alterou significativamente o caudal e a coloração do rio. De facto, o bom tempo de hoje na área dos Arcos e de Ponte da Barca foi uma excelente surpresa. A boa conjugação de açudes com correntes e a pouca profundidade na área pescada permitia as condições ideais para a pesca ao spinning.

O meu apetite por este troço foi aguçado quando me chegou o relato da captura de uma truta de kg durante esta semana algures no Vez. Era sinal de que o rio estava pescável e de que outras trutas estariam receptivas. Mesmo com quatro pescadores a acompanhar-me, consegui uma boa pescaria e ainda tive uma picadela brutal de uma truta para cima de kilo. Exactamente no sitio onde eu esperava que ela estivesse! Bem guardada!

Durante a próxima semana terei tempo para compilar a história da pescaria com mais calma, entretanto fica este post para apresentar as condições do rio Vez. Se calhar alguém ainda lá vai fazer uma visita amanhã! Boa sorte e boas pescarias.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.