Abril – Mês de trutas ao spining.

Abril – Mês de trutas ao spining.




Caros amigos pescadores de trutas. Já estamos no mês de Abril. Com o alargar dos dias e o aumento da temperatura, começam a despontar os primeiros sinais sérios de vida nas margens dos rios. O aparecimento das primeiras flores nos prados e nas árvores, indiciam que a eclosão de muitos insectos está para breve.

Todos estes aspectos vão-se traduzir num aumento significativo de alimento para as nossas trutas. Com águas frias, muita chuva e pouco alimento disponivel, as trutas (sobretudo as dos rios de montanha) demonstraram até agora um baixo nível de actividade e passaram a maioria do mês de Março no fundo dos rios. Poucas foram aquelas que se deixaram tentar pelas nossas amostras! Agora com a Primavera a entrar em força, a situação muda de figura e passamos a ter trutas muito mais activas que estão dispostas a movimentar-se atrás do alimento e, claro, das amostras.

Depois das grandes chuvadas e do frio extremo do Inverno, antecipam-se condições super-favoráveis para o desenvolvimento da vegetação e dos insectos que dela dependem. Já se nota um tom de verde bastante intenso nas nossas matas e nas margens dos rios. Também já se vêem vários insectos a sobrevoar os rios, especialmente nos momentos de maior calor do dia. Portanto, tudo aponta para que este ano seja excelente para o desenvolvimento de bons exemplares de trutas e para algumas boas capturas. As trutas com tanta abundância não hesitam em alimentar-se de forma mais intensa e regular.

Não se esqueçam de aproveitar os dias de chuva que eventualmente surjam daqui para a frente. Normalmente, “Abril, águas mil”. E muitas vezes essas águas são sinónimo de grandes pescarias. A confirmar esse facto, tenho as estatisticas de vários anos de pesca. Quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade, Abril costuma ser o mês mais prolifico na pesca às trutas. A maioria dos bons troféus que capturei, consegui-os durante Abril. Esperemos que este ano a tradição se mantenha 🙂 e a julgar pelos primeiros resultado, não vai falhar!

Aproveitem para fazerem mais umas escapadelas atrás das trutas durante o mês de Abril.

A todos, boas pescarias!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.