Rio Alfusqueiro em Dezembro de 2010.

Rio Alfusqueiro em Dezembro de 2010.




No passado dia 8 de Dezembro de 2010, resolvi dar uma vista de olhos no Rio Alfusqueiro para verificar como estava o caudal do mesmo. Deparei-me com uma surpresa bastante agradavel quando, apesar das correntes fortes, observei que o rio corria dentro das suas margens e apresentava águas apropriadas para a desova das trutas.

Mais uma vez, fiquei impressionado com a boa sequência de correntes, águas lentas e açudes que são caracteristicas de um rio truteiro de primeira categoria. A força das chuvas das últimas semanas parece ter sido importante para ir limpando alguma da vegetação acumulada ao longo das margens. Isto pode significar que teremos boas margens para exercer a pesca durante a próxima temporada.

Como podem verificar pelas fotografias, apesar das grandes chuvadas das últimas semanas, a maior parte das águas sujas já deixou o rio e neste momento, as águas estão já relativamente puras e bastante transparentes. Os detritos mais poluentes já devem ter sido transportados para jusante e portanto, durante os próximos tempos, as trutas devem ter águas com bastante oxigenação e alimento. 

O rio Alfusqueiro é um bom barometro para as condições hidrográficas dos rios truteiros da zona centro. Por aquilo que podemos observar, os rios truteiros poderão ter outro bom ano, não só em termos de desova das trutas, mas também em termos de condições para o desenvolvimento e captura de bons exemplares. Esperemos que a frequência de precipitação se mantenha dentro de níveis aceitáveis 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Apaixonado pela pesca...