Colheres ondulantes da Vibrax.

Colheres ondulantes da Vibrax.




Como pescadores de trutas, tendemos a conhecer sobretudo a marca Vibrax pelas suas colheres de pesca na versão standard. Estes são os modelos que nos aparecem nas lojas de pesca nacionais e são também aqueles que já têm dado provas de eficácia com as nossas trutas. No entanto, a Vibrax apresenta mais soluções para a pesca à truta para além das colheres de pesca com folha rotativa. Ao pesquisar o site da BlueFox, deparamos também com propostas bastante interessantes em termos de colheres ondulantes.

Ao nível da gama de colheres ondulantes apresentadas pela Vibrax, é de salientar a variedade de opções que se destinam a satisfazer as diferentes necessidade de pesca. Algumas versões destinam-se ao corrico de barco, enquanto outras se prestam mais ao spinning ou a uma acção de “jigging” vertical. Modelos como a Rattlin, a Pixee, a Strobe Tear ou a Foxee destinam-se sobretudo ao corrico de barco, podendo eventualmente ser usadas em correntes profundas no spinning da margem, enquanto que as versões Rattle e Flash já tendem a ter uma maior eficácia no spinning, apresentando caracteristicas que as tornam bastante apropriadas para o jigging. Para todas estas vertentes, importa destacar que a Vibrax oferece diferentes tamanhos e pesos que permitem a cobertura de várias massas de água e profundidades.

  • Pixee – 3 modelos com um intervalo de pesos entre 7 e 25 gramas
  • Rattlin – 2 modelos com um intervalo de pesos entre 14 e 25 gramas
  • Strobe – 5 modelos com um intervalo de pesos entre os 7 e 28 gramas
  • Foxee – 2 modelos com um intervalo de pesos entre os 24 e 28 gramas
  • Rattle- 3 modelos com um intervalo de pesos entre os 2 e 7 gramas
  • Flash – 2 modelos com um intervalo de pesos entre os 4 e 7 gramas

Em termos de cores, existem várias versões disponiveis que vão desde cores mais escuras a cores mais claras passando pelas versões flash e holográficas. A escolha final, mais uma vez, depende das massas de água, da claridade do dia, condições meteorólógicas, pressão piscatória, entre outros aspectos. A nível de reflexos e de atracção natatória, a proposta mais arrojada é nos oferecida pela Foxee Fish Super Wobbler. É claramente um conceito inovador e que nos deixa sem palavras 🙂 Se funciona? Não fazemos a mínima ideia!! Há que experimentar!

Como era de esperar estes modelos são muito dificeis de encontrar na lojas de pesca em Portugal, pois poucos são os importadores que acreditam no seu sucesso de mercado. Como podem verificar, a Vibrax tem uma oferta sobretudo virada para a pesca ao corrico de barco nos grandes lagos dos EUA e Canadá e em Portugal esse mercado não é muito expressivo. Aliás, a própria experiência de utilização de colheres ondulantes na pesca à truta em Portugal é relativamente reduzida.

De qualquer forma, ficam aqui estas opções que podem ser atractivas para alguns de nós que sejam mais aventureiros nas compras de amostras. Podem sempre tentar adquiri-las através de algumas lojas online internacionais.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.