Peixes artificiais Yo-Zuri.

Peixes artificiais Yo-Zuri.

Apesar de já nos terem falado muitas vezes da eficácia das amostas Yo-Zuri, especialmente para a pesca ao spinning no mar ao robalo, poucos foram aqueles que nos alertaram para o seu potencial na pesca à truta. O seu design arrojado, a sua aerodinâmica e as excelentes combinações de cor e estilo permitem desde logo antever um grande potencial para estas amostas.

De facto, e visitando o site da Yo-Zuri, vemos que apesar da sua grande reputação na pesca em água salgada, existem também muitas amostas direccionadas para a pesca em água doce, nomeadamente do achigã. A truta não é das espécies que maior referência merece, no entanto, se analisarmos as fotos de troféus, verificamos que existem alguns bons exemplares que foram capturados com amostras Yo-Zuri. Ao nível da captura de salmões, a coisa já muda de figura e as Yo-Zuri aparecem associadas a excelente troféus.

Daquilo que fomos averiguando com base na opinião de alguns pescadores que utilizam estes iscos de forma intensiva, parece que existem três modelos que podem interessar claramente aos pescadores de trutas: o Pin Minnow, o Sashimi e o Crystal Minnow. Estes são modelos que têm tamanhos entre os 5 e os 11 cm e que apresentam colorações e movimentos natatórios muito aproximados aqueles que as trutas encontram nas suas presas naturais.

O Pin Minnow na versão Magnet destina-se sobretudo aos pescadores de trutas, pois apresenta tamanhos entre os 5 e os 7 cm (modelo Sinking) e tamanhos entre os 5 e os 9 cm (modelo floating). Tratam-se de modelos que podem ser utilizados no corrico de barco ou no spinning. Ambos os modelos permitem uma recuperação contínua ou sacudida.

Por sua vez, o Sashimi na versão Mini FW (tamanhos 7 e 9 cm) ou na versão Shad (tamanho 7 cm) também oferece um enorme potencial para a pesca à truta, combinando um streamer com um peixe artificial. À semelhança do X-Rap, esta é uma versão que tem um enorme poder de atracção e procura atrair a atenção dos peixes desde longe.

Finalmente, o Crystal Minnow Series é considerado por muitos como o topo de gama da Yo-Zuri. Apostando numa coloração holográfica de forte intensidade e numa acção natatória bastante oscilante, esta é uma amostra com um elevado poder de atracção para todo o tipo de predadores, tendo produzido excelentes resultados na captura de troféus em água salgada e água doce. Também para a truta, existem modelos flutuantes e afundantes entre os 6 e os 10 cm, e que podem fazer a diferença no corrico de barco ou ao spinning.

Para um conhecimento mais aprofundado destas amostras, recomenda-se a visita do site da marca e, claro, a passagem pelas lojas de pesca, não só para conhecer o produto, mas também para pedir a opinião de alguns pescadores. A Yo-Zuri tende a ter alguns produtos mais em conta do que marcas mais consagradas como a Rapala, por exemplo, e portanto, pode valer a pena comparar antes de comprar.

Como até ao momento, temos apostado sobretudo nos Salmos e nos Rapalas, a nossa experiência com Yo-Zuris na pesca à truta é inexistente. Portanto, se algum dos nossos colaboradores quiser dar alguma achega a este post através da introdução de comentários, nós só temos a agradecer 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.