O tempo para a abertura da pesca às trutas.

O tempo para a abertura da pesca às trutas.

Na sequência da previsão meteorológica já realizada há algum tempo no Trutas.PT, temos vindo a acompanhar de perto os relatórios mais recentes produzidos por vários sites. Agora que já estamos a menos de uma semana do dia D, está na altura de voltar a este assunto. Interessa, apesar da grande margem de erro que está sempre associada a estas coisas, conhecer quais as condições mais prováveis que iremos encontrar no dia da abertura, sobretudo em termos de luminosidade, temperatura e vento.

Tomando como referência a cidade de Viana de Castelo e os relatórios produzidos pelo site Windguru, verificamos que as condições meteorológicas irão ser bastante agradáveis nos dias anteriores e na própria abertura. Assim, o céu tenderá a estar limpo, com alguma nebulosidade em determinados dias, e eventualmente algum nevoeiro matinal em zonas próximas de bacias hidrográficas. A temperatura tenderá a ter uma amplitude entre os 4 e os 16 graus centigrados e o vento tenderá a estar moderado a forte, soprando do Norte e apresentando velocidades superiores durante a tarde. Perante este cenário, o dia da abertura prevê-se soalheiro, com temperaturas agradáveis para esta época do ano e com algum vento, que tenderá a soprar forte durante a tarde. Isto permitirá boas condições para a pesca à truta, desde que sejam considerados alguns aspectos importantes. Desde logo, a questão da visibilidade é importante. Dias limpos e águas limpidas permitem um aumento da capacidade visual das trutas, portanto interessa adoptar medidas no sentido de ocultar a nossa presença nas margens. Ao mesmo tempo, a escolha de amostras deve reflectir também as condições climatéricas e as condições dos caudais. Com os caudais a voltarem à normalidade e as águas limpidas e bastante iluminadas, possivelmente fará sentido apostar em cores escuras. As recuperações dos iscos devem reflectir o inicio da temporada e alguma falta de energia da parte das trutas e portanto convém evitar velocidades elevadas do carreto.

Independentemente do resultado em termos de capturas, parece-nos que temos as condições ideais para um excelente dia de convivio com os amigos pescadores e para desfrutar em pleno das belezas naturais dos locais que iremos visitar. O primeiro dia é sempre um dia de nervos e ansiedade, e muitas vezes os resultados não são o que esperamos. Há que ter paciência!! Quem anda nestas vidas há algum tempo, sabe que os melhores dias ainda estão para vir 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.