Previsão – Meteorologia – Abertura Trutas 2011

Previsão – Meteorologia – Abertura Trutas 2011


A 15 dias da abertura oficial da pesca à truta em Portugal Continental, já é possível começar a ter uma noção das condições meteorológicas que vamos encontrar. Tomando a cidade do Porto como referência e focalizando a nossa atenção sobre o site  da AccuWeather.com, deparamos com algumas previsões interessantes.

Abaixo segue imagem com as previsões entre 15 de Fevereiro e 1 de Março:

Desde logo e analisando os dados do AccuWeather.com, parece que a chuva se vai manter de forma contínua até ao final desta semana (sexta-feira). O ritmo da precipitação actual deve permitir que os rios e ribeiras consigam alcançar um caudal sustentado e relativamente elevado, o que deve garantir boas condições de pesca no dia da abertura. Este facto deve ainda ser mais potenciado pelo céu nublado e chuva intermitente que está prevista para a semana seguinte. De facto, na semana de 20 a 26 de Fevereiro está prevista a ocorrência de alguma chuva na segunda e na quinta-feira.

A partir da sexta-feira (dia 25 de Fevereiro) e até ao dia 1 de Março, inclusivé, prevê-se céu limpo ou ligeiramente nublado em todos os dias. Isto deve permitir que os cursos de água retomem os seus leitos naturais e que as águas se apresentem limpas na abertura. Mesmo assim, temos razões para acreditar que os caudais se manterão em condições favoráveis à pesca, gerando boas sequências de correntes. Em rios sujeitos ao efeito das barragens, os caudais podem eventualmente estar relativamente mais fortes e vão ser sempre altamente influenciados pela abertura e fecho de comportas.

Um outro factor importante será a temperatura. Como podem verificar, depois de temperaturas relativamente normais para a época do ano durante a próxima semana (entre 6 e 16 graus centigrados), a tendência será para as mesmas aumentarem para níveis primaveris nos dias seguintes. De facto, a amplitude térmica deve avançar para o intervalo entre os 9 e os 21 graus centígrados, com uma previsão para o dia da abertura entre os 9 e os 17 graus centígrados. Com estas temperaturas, antecipa-se desde já que as trutas tenderão a estar mais activas e portanto existem grandes possibilidades de ter sucesso com vários tipos de iscos, incluindo eventualmente as moscas secas (em zonas muito especificas).

No global, a conjugação de bons caudais com temperaturas primaveris deve criar o cenário para uma excelente jornada de pesca no dia da abertura (se se confirmarem as previsões). Iscos mais pesados e com maior capacidade de trabalhar em profundidade serão eventualmente os preferidos para o spinning em zonas de corrente fortes ou perto dos grandes poços. Em zonas de pouca profundidade ou com águas muito claras, as amostras mais leves e de tamanho mais reduzido podem marcar a diferença. Neste último tipo de cenários, não convém menosprezar a perspicácia das trutas. Apesar de ser dia de abertura, as águas claras denunciam o pescador desde longe, por isso convém adoptar uma abordagem o mais furtiva possível.

Obviamente, que estas previsões são ainda prematuras e podem não se confirmar. No entanto, não deixam de ser um primeiro sinal daquilo que podemos encontrar e obrigam-nos a fazer desde já algumas considerações na estratégia de pesca a adoptar no dia da abertura.

À medida que formos avançando no tempo, vamos actualizando a informação climatérica, de modo a que possamos ter uma visão mais segura e detalhada daquilo que nos espera 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.