Condições na Ribeira de São João – Março 2011

Condições na Ribeira de São João – Março 2011

Durante uma pescaria realizada no Rio Coura no dia 5 de Março de 2011, resolvi dar uma vista de olhos à Ribeira de São João. Esta linda ribeira com grande potencial truteiro, fica localizada na margem esquerda do Coura, algures entre a Central de France e a Barragem de Covas. Portanto, como ia a caminho de Covas, resolvi parar para ver como estavam as condições de pesca e mais importante para verificar como andavam as trutas.

Como era de esperar, a ribeira apresentava caudais médios, adequados a esta época do ano. A água estava cristalina e a temperatura, apesar de fria, estava a níveis aceitáveis para justificar níveis razoáveis de actividade por parte as trutas. Assim, e apesar de estarem alguns pescadores a pescar nas redondezas (um carro parado na ponte), resolvi tentar a minha sorte muito rápidamente.

Decidi pescar durante meia hora, tentando ir directamente aos poços mais fundos para comprovar como é que as trutas estavam e, mais importante de tudo, se estavam por lá :). Os primeiros lançamentos foram realizados nas correntes e revelaram-se totalmente infrutiferos. Quando cheguei aos poços, comecei a ver as primeiras corridas, mas nada de muito expressivo. Visualizei algumas trutas, mas nenhuma com a medida minima.

No global, verifiquei que apesar das condições estarem excelentes para a pesca, as trutas estavam muito picadas. Eram poucas as que se mexiam e notava-se que existiam pegadas na margem do dia anterior. Com dias mais quentes e uma menor pressão de pesca, é natural que tenhamos oportunidade de ver mais trutas e tirar algumas. Para tirar as dúvidas, teremos que visitar novamente este local.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.