Repovoamento – Rio das Porreiras

Repovoamento – Rio das Porreiras


De acordo com informação recolhida junto dos nossos colaboradores, ficamos a saber que o Presidente da Junta de Freguesia de Porreiras (concelho de Paredes de Coura) está a ponderar a possibilidade de realizar um repovoamento de trutas no Rio do mesmo nome. O repovoamento está a ser planeado para o final deste ano, principios de 2012 e visa repor o stock de salmonideos, que tem vindo a decrescer de forma substancial nos últimos anos neste afluente do rio Coura.

Segundo as nossas fontes, a diminuição do stock truteiro tem sido devida a várias formas de intervenção humana, entre as quais se inclui a pesca intensiva. Como este rio não tem um grande caudal, a pesca, ao eliminar os reprodutores de maior potencial, pode ter impactos nocivos ao nível do desenvolvimento de populações de trutas saudáveis.

No global, esta é mais uma iniciativa a louvar, desde que seja conduzida com o devido respeito pelo património genético desta zona. Pensamos que o repovoamento só por si, não é solução para o problema que aflige este rio. A consciencialização dos moradores ribeirinhos, a maior protecção das margens do rio e a concessão dos direitos de pesca, reduzindo de forma significativa a pressão de pesca, poderão ser alternativas para permitir que se consigam obter resultados mais interessantes no médio e longo prazo.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.