Depois de várias semanas de calor intenso em Setembro e Outubro, eis que vamos finalmente ter uma boa dose de chuva. Claramente boas noticias para as nossas trutas que já estavam com enormes dificuldades para sobreviver, sobretudo nos rios da zona de Bragança e na zona raiana. Os caudais dos rios da zona têm descido para níveis alarmantes e as barragens têm sido fustigadas pelas necessidades humanas e também pelo combate aos incêndios. Aliás, foi com enorme surpresa que constatamos que até na Barragem do Lindoso foi possível voltar a ver a antiga aldeia!
Esperemos que a chuva seja suficiente e se mantenha nos próximos tempos, de modo a permitir a recuperação das populações truteiras e sobretudo de modo a criar as condições necessárias para a reprodução das trutas que será em breve. É preferível que as grandes chuvadas ocorram antes da desova do que a posteriori, senão muitos dos ovos poderão ser perdidos para sempre.
É com esperança e algum entusiasmo que vamos acompanhar as condições climatéricas durante esta época de Outono e Inverno para ver até que ponto é que vamos ter uma boa temporada no próximo ano. Normalmente, um Inverno com chuvas normais e em ritmo contínuo acaba por ser bastante bom para a reprodução das trutas e também para permitir o seu crescimento. Esperemos que também assim seja este ano 🙂
Finalmente chuva…como é bom ouvi-la cair!!
Que seja muita e consistente…até ao final de Outubro!
Abraço
🙂
No domingo passei pelo Alfusqueiro eram umas 9 horas da noite e caía bem. Quando toca a chover, a chuva é sempre forte e certinha naquela zona – no “penico” de Cambra. As trutas do Alfusqueiro já há muito que tinham saudades de água fresca! Vamos lá ver se é para durar.
Abraço,
Ainda não foi suficiente para alterar nada…. 🙁
Ja crescem as ribeiras e os rios eheh ainda vi isto a dar po torto…agora sao os barbos enormes do zêzere na zona não truteira que estão a cair eheh Venha mais água para as trutinhas engordarem…ABRAÇO
É assim mesmo matador!!
Há que impor respeito nesses barbos que são uma autêntica praga no Zêzere. Devem dar uma luta … e então nas correntes nem se fala!!
Ainda bem que eu sou caçador e deixo todos os bichinhos aquáticos em paz até Fevereiro 🙂
Abraço e continuação de boas pescarias,