O regresso da chuva!

O regresso da chuva!

Depois de várias semanas de calor intenso em Setembro e Outubro, eis que vamos finalmente ter uma boa dose de chuva. Claramente boas noticias para as nossas trutas que já estavam com enormes dificuldades para sobreviver, sobretudo nos rios da zona de Bragança e na zona raiana. Os caudais dos rios da zona têm descido para níveis alarmantes e as barragens têm sido fustigadas pelas necessidades humanas e também pelo combate aos incêndios. Aliás, foi com enorme surpresa que constatamos que até na Barragem do Lindoso foi possível voltar a ver a antiga aldeia!

Esperemos que a chuva seja suficiente e se mantenha nos próximos tempos, de modo a permitir a recuperação das populações truteiras e sobretudo de modo a criar as condições necessárias para a reprodução das trutas que será em breve. É preferível que as grandes chuvadas ocorram antes da desova do que a posteriori, senão muitos dos ovos poderão ser perdidos para sempre.

É com esperança e algum entusiasmo que vamos acompanhar as condições climatéricas durante esta época de Outono e Inverno para ver até que ponto é que vamos ter uma boa temporada no próximo ano. Normalmente, um Inverno com chuvas normais e em ritmo contínuo acaba por ser bastante bom para a reprodução das trutas e também para permitir o seu crescimento. Esperemos que também assim seja este ano 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.