Com o final do ano de 2011 para breve, começam a surgir os primeiros editais que vão regulamentar as zonas de pesca reservadas no ano de 2012. Desde logo, um dos primeiros a sair é sempre o edital correspondente à pesca à truta nas Lagoas da Serra da Estrela. Isto ocorre, porque é necessário regulamentar a pesca à truta sem morte na Lagoa do Viriato, que se inicia no dia 1 de Janeiro de cada ano.
Na temporada de 2012, a pesca com morte será permitida em duas barragens: na Lagoa Comprida, no período compreendido entre o dia 1 de Maio e o dia 8 de Julho, e na Lagoa do Covão do Forno, no período compreendido entre o dia 1 de Maio e o dia 27 de Maio. A pesca nestes dois locais será permitida apenas às quintas-feiras, domingos e feriados nacionais. Para pescar nestes dois locais, os pescadores irão necessitar de licença de pesca geral, bem como de licença de pesca especial diária. A licença especial diária pode ser solicitada nos serviços florestais de Viseu, Guarda e Manteigas.
Infelizmente, continua o sistema de atribuições de licenças com base em ordem de chegada aos serviços florestais. Isto é claramente uma situação que, mais uma vez, só permite que alguns consigam realizar a abertura nestes locais (sempre os mesmos e com o esquema montado já há anos). Para quando o sorteio online no acesso a estas massas de água para que nenhum pescador seja discriminado?
Para os mais prevenidos e que queiram obrigatoriamente pescar nestas massas de água, resolvemos disponibilizar uma cópia do edital abaixo. Aconselha-se sempre uma leitura atenta do mesmo e convém levar uma cópia connosco para resolver algumas dúvidas que possam surgir durante a jornada de pesca.
Finalmente, uma última nota para as capturas. Cada pescador só pode reter no máximo 5 trutas e o tamanho mínimo é de 22 cm. A utilização de canas está restringida a uma por pescador e só podem ser usados iscos artificiais durante a sessão de pesca.
Enfim, estas são as disposições para mais um ano de pesca às trutas na Serra da Estrela. A boa noticia é que a Lagoa Comprida abre este ano e a má noticia é que o sistema de emissão de licenças continua arcaico e altamente discriminador. De qualquer forma, o vicio é maior que tudo e serão muitos aqueles que irão visitar a Serra da Estrela à procura das bravas trutas em 2012 🙂
É pesca que não me dá o mínimo gozo…não troco os meus rios e ribeiras pelas trutas de farinha das barragens e já para não falar do grau de dificuldade que nas barragens é muito mais reduzido…aliado á minha falta de interesse pelas barragens está ainda a dificuldade de conseguir licenças porque mesmo morando relativamente perto conseguir uma licença não é propriamente fácil…
Abraço
Pois …. compreendo-te perfeitamente 🙂
Não é a mesma coisa que pescar trutas bravas, mas é sempre um tipo de pesca que atrai muita gente.
As licenças são sempre um bico de obra e acabam sempre nas mãos dos mesmos. Enquanto não se fizerem sorteios e se puderem tirar as licenças online, havemos de andar sempre com estes filmes. Independentemente de quem queira pescar ou não nestas massas de água, há sempre muitos que são discriminados por várias razões e que nalguns casos até desistem de tentar pescar nestes locais.
Abraço,
isso e verdade…e assim em 99% das concessoes…
abraço
Estou 100% de acordo do Sr. Mota.