Pesca à truta nas lagoas da Serra da Estrela – Edital 2012

Pesca à truta nas lagoas da Serra da Estrela – Edital 2012

Com o final do ano de 2011 para breve, começam a surgir os primeiros editais que vão regulamentar as zonas de pesca reservadas no ano de 2012. Desde logo, um dos primeiros a sair é sempre o edital correspondente à pesca à truta nas Lagoas da Serra da Estrela. Isto ocorre, porque é necessário regulamentar a pesca à truta sem morte na Lagoa do Viriato, que se inicia no dia 1 de Janeiro de cada ano.

Na temporada de 2012, a pesca com morte será permitida em duas barragens: na Lagoa Comprida, no período compreendido entre o dia 1 de Maio e o dia 8 de Julho, e na Lagoa do Covão do Forno, no período compreendido entre o dia 1 de Maio e o dia 27 de Maio. A pesca nestes dois locais será permitida apenas às quintas-feiras, domingos e feriados nacionais. Para pescar nestes dois locais, os pescadores irão necessitar de licença de pesca geral, bem como de licença de pesca especial diária. A licença especial diária pode ser solicitada nos serviços florestais de Viseu, Guarda e Manteigas.

Infelizmente, continua o sistema de atribuições de licenças com base em ordem de chegada aos serviços florestais. Isto é claramente uma situação que, mais uma vez, só permite que alguns consigam realizar a abertura nestes locais (sempre os mesmos e com o esquema montado já há anos). Para quando o sorteio online no acesso a estas massas de água para que nenhum pescador seja discriminado?

Para os mais prevenidos e que queiram obrigatoriamente pescar nestas massas de água, resolvemos disponibilizar uma cópia do edital abaixo. Aconselha-se sempre uma leitura atenta do mesmo e convém levar uma cópia connosco para resolver algumas dúvidas que possam surgir durante a jornada de pesca.

Finalmente, uma última nota para as capturas. Cada pescador só pode reter no máximo 5 trutas e o tamanho mínimo é de 22 cm. A utilização de canas está restringida a uma por pescador e só podem ser usados iscos artificiais durante a sessão de pesca.

Enfim, estas são as disposições para mais um ano de pesca às trutas na Serra da Estrela. A boa noticia é que a Lagoa Comprida abre este ano e a má noticia é que o sistema de emissão de licenças continua arcaico e altamente discriminador. De qualquer forma, o vicio é maior que tudo e serão muitos aqueles que irão visitar a Serra da Estrela à procura das bravas trutas em 2012 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.