Proposta – Parque Nacional da Peneda-Gerês

Proposta – Parque Nacional da Peneda-Gerês

Na sequência de algumas démarches e contactos realizado ao longo do ano, fui reunindo testemunhos e impressões de vários pescadores relativamente à necessidade de voltarmos a reinstaurar a pesca desportiva de pleno direito no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Como bem sabem, a maioria das massas de água ficaram inacessíveis à prática da pesca, desde a publicação do plano de ordenamento do Parque em Fevereiro deste ano. Isto afectou enormemente os pescadores de trutas, pois éramos muitos os que acorríamos várias vezes durante o ano a algumas massas de água míticas desta zona, como o Cávado, o Homem, etc.

Perante esta situação, resolvi meter mãos à obra e começar a produzir um documento que proponha uma nova solução para o ordenamento e gestão das massas de água dentro da área do Parque Nacional da Peneda Gerês. Para já, a preocupação central deste trabalho incide só sobre as albufeiras de Paradela do Rio, Tourém, Lindoso e Vilarinho das Furnas, mas o modelo proposto pode ser replicado rapidamente nas outras massas de água do Parque.

Em termos de visão estratégica, este documento é um protótipo que pretende conciliar os interesses das entidades gestoras do Parque (ecologia, preservação do ambiente, promoção do parque e sustentabilidade financeira) com os interesses dos pescadores. O princípio básico proposto para a gestão da pesca dentro do Parque é o do que todas as massas de água abrangidas pelo mesmo constituem no global uma zona de pesca especial pela qualidade das suas águas, riqueza piscícola, ambiente preservado e paisagem única.

Consciente da abrangência de personalidades e categorias de pescadores que frequentam a região, gostaria de colocar à vossa apreciação do documento na sua primeira versão. Abaixo podem encontrar o documento em versão pdf:

Volto a reiterar que este é apenas um documento restrito a algumas massas de água, mas que pode ter impactos mais abrangentes. Nesse contexto, e de modo a melhorar substancialmente este documento, gostaria de ter a vossa opinião sobre o mesmo, incluindo eventuais correcções ou sugestões.

Só com a participação de todos é que este documento poderá ter alguma representatividade democrática e defender os nossos interesses 🙂

Como sempre, podem deixar as vossa achegas através de comentários a este post.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.