Rio Dinha – Condições e caudal

Rio Dinha – Condições e caudal


Em virtude de uma deslocação a Tondela, tive oportunidade de passar recentemente por mais um dos rios truteiros de referência da Zona Centro; o Rio Dinha. Este pequeno rio nasce nas vertentes da Serra do Caramulo e possui águas extremamente limpas e puras no seu troço superior. Como tal, dispõe das condições necessárias para albergar e manter uma população razoável de trutas.

Foi com alguma expectativa que procurei verificar até ponto as chuvas dos últimos dias trouxeram mais água para os rios da Serra do Caramulo, no entanto, fiquei desapontado. O caudal do Dinha apresentava um volume médio a reduzido, apontando para o facto de que a pluviosidade que caiu até ao momento poderá não ser suficiente para termos uma boa desova e consequentemente um boa temporada de pesca em 2012. Infelizmente, não conseguimos vislumbrar nenhuma truta, mas certamente que estariam por ali 🙂

As fotografias que aparecem neste post foram retiradas no limite a montante da concessão de pesca desportiva do Rio Dinha e permitem-nos compreender que este é um rio que se encontra encravado numa paisagem que conjuga a floresta com os campos agrícolas. Como tal, parece dispor de condições bastante favoráveis em termos de nutrientes para desenvolver populações de trutas com uma boa densidade e tamanho bastante razoável. O rio apresenta alguma dificuldade para o spinning devido à cobertura vegetal das suas margens e ao seu pequeno tamanho, no entanto, parece-nos que os especialistas do ultra light spinning gostarão imenso deste desafio.

Até este momento, não tivemos oportunidade de pescar ao spinning neste rio, nem sequer o conhecemos muito bem. No entanto, se o quiserem visitar, podem sempre tentar arranjar um lote na concessão cujas condições estão disponíveis neste link.

Para aqueles que já conhecem este rio e já por lá pescaram, temos muito interesse em conhecer as vossas experiências. Se quiserem, podem deixá-las como comentários a este post.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.