Nova concessão de pesca – Rio Ceira e Ribeira da Moeda.

Nova concessão de pesca – Rio Ceira e Ribeira da Moeda.


Já no final do ano, chegou ao nosso conhecimento que vai existir uma nova concessão de pesca desportiva no Rio Ceira. Esta concessão abarca todo o curso do Rio Ceira dentro da freguesia do Piódão, numa extensão total de 4,67km. Para além do Rio Ceira, a concessão engloba também a Ribeira da Moeda, numa extensão total de 2km.

Esta concessão de pesca desportiva vai ser gerida pela Câmara Municipal de Arganil. Neste momento, ainda não sabemos quais são as condições que irão ser aplicadas à gestão desta concessão, pois o edital ainda é bastante recente. Para conhecerem o edital que estabelece esta nova concessão de pesca desportiva, basta analisarem o documento abaixo:

Sabendo de antemão que o Rio Ceira é destino obrigatório para uma grande parte dos pescadores de trutas nacionais, resolvemos publicitar esta informação, de modo a evitar surpresas desagradáveis a partir do dia da abertura. São muitos os pescadores que só ficam a conhecer as concessões de pesca quando chegam ao rio e vêem as placas. Isso é algo que queremos evitar!

Este troço específico do Ceira situa-se já na parte de montanha (perto da nascente) e possui uma densidade de trutas bastante interessante. Esperemos que os repovoamentos não sejam necessários e que as medidas a estabelecer nesta nova concessão visem sobretudo a preservação do património genética da truta do Rio Ceira e o controlo da pressão de pesca desportiva.

Era isso que gostávamos de ver e aqui deixamos a informação para quem de direito.

Concessionar é fácil, o problema é gerir 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.