Troféu no Côa – Rapoula do Côa.

Troféu no Côa – Rapoula do Côa.

Na sequência de várias conversas com pescadores da zona raiana, chegou ao nosso conhecimento que durante o mês de Maio saiu um bom troféu no rio Côa na zona da Rapoula. Apesar de não termos tido acesso directo ao autor desta pescaria memorável, conseguimos saber que foi publicado um post sobre este feito no blog da capeia arraiana no qual aparece uma caracterização da pescaria, bem como uma fotografia do pescador e da truta. Desta forma, resolvemos difundir este artigo por entre os entusiastas da pesca à truta e os colaboradores do Trutas.PT, através de uma iframe que se encontra abaixo:

Conforme informação que consta do post, verificamos que a truta foi pescada na semana de 26 de Maio de 2010. No entanto, não sabemos qual o método de pesca utilizado. A truta tem um aspecto imponente e apresenta uma cor negra sólida marcada por grandes pintas da mesma cor. É claramente uma truta de respeito do rio Côa, pesando 2,7kg e medindo 60cm. 

Este feito confirma aquilo que tem sido a minha experiência de pesca no rio Côa. Um grande rio para a pesca destes salmonídeos e com capacidade para produzir bonitos troféus … as famosas “trutas de camaroeiro” :). Ainda me lembro de uma excelente pescaria realizada neste rio há mais de 12 anos em dia de trovoada e que ficará sempre e só para a minha memória pessoal. Nesse dia, só pesquei trutas acima de 600 gramas …. enchi o cesto até não poder mais em menos de 4 horas … sairam trutas de todas as maneiras e feitios … com três a pesarem mais de um kg.  Enfim, algo só possível no Côa!

Ficamos também agradavelmente surpreendidos de saber que no ano passado já tinha saído um exemplar de tamanho muito próximo. Algo que nos faz pensar que o rio continua a ter uma boa capacidade em termos de caudal e alimentação para produzir este tipo de exemplares. Isto ocorre especialmente na zona da Rapoula onde existem boas sequências de poços e correntes, tendo alguns dos poços as dimensões necessárias para o desenvolvimento de grandes trutas.

Ficam aqui as nossa felicitações ao pescador deste troféu!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.