Na nossa procura incessante para encontrar novas amostras para a pesca à truta, deparamos recentemente com indicações claras de que a marca Savage Gear produz algumas soluções que podem ser do nosso agrado. Trata-se de uma empresa Dinamarquesa produtora de iscos artificiais que tem vindo a ter um crescimento bastante interessante, devido à eficácia das soluções que propõe. De facto, com um simples olhar sobre o site da marca, rapidamente deparamos com uma oferta de colheres rotativas, colheres ondulantes e peixes artificiais que podem satisfazer os pescadores mais exigentes. Apesar de ser uma marca mais virada para os grandes predadores, não deixa de apresentar algumas soluções para as trutas comuns, mariscas e salmões.
A grande novidade da Savage Gear para os pescadores de trutas, são as imitações de ninfas, disponíveis em 7 cores com um tamanho único de 7,5 cm para um peso de 9 gramas. Esta amostra tem uma acção de flutuação lenta e gera uma movimentação errática à medida que é recuperada. É claramente uma simbiose entre ninfa e peixe artificial que nos coloca bastantes interrogações em termos de eficácia, mas que também aguça o nosso apetite. Ainda não conseguimos vislumbrar qual o tipo de recuperação aconselhável para este tipo de isco mas as possibilidades são várias.
Para os mais curiosos, apresentamos aqui um video do YouTube com a apresentação desta amostra bastante interessante:
Em termos de colheres e peixes artificiais, a oferta da Savage não foge muito daquilo que a concorrência produz. Os peixes artificiais têm tamanhos relativamente reduzidos (3,5 a 4,5 cm) e as colheres apresentam a mesma variedade de soluções e cores que podemos encontrar por exemplo nas Mepps. A este nível, destaco sobretudo a existência das Rotex Spinner com pêlos nas pontas e que nos parecem substitutos com algum potencial para as Thunderbugs da Mepps.
Enfim, não há nada como visitar o site desta empresa para compreender o potencial dos seus iscos. Existem vídeos disponíveis para ilustrar a acção das várias amostras em oferta e o catálogo interactivo funciona como uma excelente ferramenta para compreendermos exactamente a características de cada amostra.
É uma daquelas marcas a que vou começar a prestar mais atenção. Assim que puder, vou deitar mão a algumas das ninfas para as poder testar. As nossas trutas ainda não devem ter visto muito daquilo 🙂
P.S.: Obrigado ao Takayuki por nos ter dado a conhecer esta marca.
Não tens de quê. Desde já posso vos informar que a Savage a nível de acabamento é bastante exigente. Quanto as colheres como o texto refere não fogem muito das cores da Meeps e da Vibrax, mas com a diferença no acabamento e na perfeição da imitação. Outro aspecto que se pode constatar neste tipo de amostra são os pesos, isto porque a Savage tem colheres nº5 e com bastante peso não tenho certeza mas isso basta ligar com o vendedor e já posso clarificar esse aspecto.