Dia 7 de março, tarde nublada e com algum calor, eu e o meu primo fomos fazer uma breve pescaria aqui na beira. Lançamentos atrás de lançamentos e apenas leves toques na amostra de trutas pequenas.
Chegados a um corrente com erva e pedras e alguma profundidade, digo ao meu primo para lançar para o topo da corrente, pois ele ainda esta a aprender e nunca tinha tirado um truta com mais de 20cm. Feito o lançamento, ouço chamar e dizer que já lá vinha uma truta e parecia ser jeitosa. Tirei o camaroeiro e truta cá fora. Foi a primeira truta “a serio“ dele e fiquei muito feliz por isso. Medida deu 35 cm.
Continuamos então para montante a bater uma sequência de poços e boas correntes, mas trutas, nem sinal delas, apenas uns toques leves na amostra e nada mais. Já no fim do troço que tínhamos combinado fazer, numa corrente muito bonita e profunda, o meu primo realiza um lançamento para jusante e vê-se uma bela truta sair do fundo e cravar com força. Já estava, tinha cravado mais uma bela truta que mediu 33cm. O caricato da situação é que quando ele lançou para jusante, eu lancei para o topo da corrente e também trazia uma truta cravada ao mesmo tempo que a dele. Mas o animal que estava na ponta da minha linha tinha outro porte, parecia ser um peixe maior. Cabeçada para um lado cabeçada para o outro, ai estava ela ao cimo de água…camaroeiro a postos e truta cá fora. Era mais uma linda truta que acusou 1,4kg na balança.
E foi assim que acabou uma tarde agradável com duas belas estreias para o meu primo e mais uma cabeçuda para mim.
Em breve haverá mais noticias de terras beirãs.
Um abraço e boas pescarias 🙂

que rio é esse ?
parabens pela truta!é enorme imagino a força que deve ter feito! este ano esta muito dificil pescar.vou ao rio homem na 4a ao final da tarde…depois dou noticias.
Ola Mota!
Bom troféu…nos dias que correm já não são muitas com esse tamanho!!
Abraço
Ja e jeitosa miguel…ando a trabalhar para bater o meu record mas axo que nao vai ser este ano!Ja podia ter sido mas a maldita entortou o triplo todo e safou-se ja aos meus pes!
Abraço.
Amigo carlos o rio foi o zezere…infelizmente ja perdeu quase todo o caudal que tinha no inicio de março…se nao chove estamos mal.
Abraço.
🙂 Acontece aos melhores!!
E o problema é das amostras e sobretudo dos péssimos triplos que equipam algumas das marcas mais conceituadas. Subcontratam a produção na China e depois o controlo de qualidade não existe. É inconcebivel que isto aconteça perante grandes troféus, deixando os pescadores completamente frustrados. Dá mesmo vontade de meter os produtores de artigos de pesca em tribunal pela venda de produtos má qualidade!
Pode ser que ainda te safes … o que é preciso é que venha chuva a sério!
Um abraço,
Muito bem visto caro amigo João.
Já deviamos estar a viver a nível nacional com um plano de emergência para uma situação de seca extrema … pois o cenário está cada vez mais negro. Em vez disso, os nossos governantes andam à espera do milagre … vivendo numa mentalidade de visão curta que só alcança até à próxima semana.
Quando as coisas correrem muito mal, já sabem quem é que vai pagar as favas devido a negligência de primeira ordem?? Sempre os mesmos!! Mais gastos do estado, mais impostos, menos dinheiro e trutas mortas por todo o lado por falta de água nos rios (isto se não nos começar a faltar água em casa ou tivermos que racionar água).
Um abraço,