Nova lei da pesca desportiva – Recolha de ideias

Nova lei da pesca desportiva – Recolha de ideias




Caros pescadores de trutas,

Este é um tópico de que se tem falado muito nos últimos tempos e está na altura de começarmos a preparar um documento sério que possa reflectir as nossas perspectivas e a nossa forma de estar, como pescadores conscientes e modernos que querem perpetuar este importante legado que é a pesca à truta e o respeito pela natureza. O desafio já nos foi lançado de forma aberta por quem de direito e penso que está na altura de darmos resposta a este repto, fazendo-o de forma democrática e com base na contribuição de todos. Só assim, poderemos ter uma legislação equilibrada e que proteja os nossos interesses, eliminando práticas menos correctas e salvaguardando o futuro das populações indígenas de trutas e os ecossistemas das nossas massas de água interiores.

Como bem sabem, a actual lei da pesca desportiva em águas interiores é bastante antiga e apresenta sérias lacunas para regulamentar o contexto actual que se vive no sector. Esta lei vai ter que levar uma séria revisão em todas as suas vertentes, de modo a definirmos um modelo de gestão auto-sustentável em termos ambientais e financeiros, e que respeite a igualdade de oportunidades no acesso às massas de água e aos direitos de pesca.

Com tudo isto em mente, venho então solicitar a vossa ajudar para começarmos a colher material que permita definirmos as linhas mestras de uma nova lei para a pesca em águas interiores. Para tal, devem comentar este post com todos os contributos que julguem pertinentes e abordando várias áreas simultaneamente, como por exemplo:

– Modelos de gestão da pesca desportiva
– Licenciamento
– Atribuição de lugares de pesca em concessões
– Tamanhos mínimos
– Limitação de capturas
– Dias de pesca
– Coimas
– Modalidades de pesca permitidas
– Taxas
– Etc

Durante mais de um mês e meio, estaremos a recolher informação para depois passarmos a uma fase mais avançada neste processo; a estruturação de uma proposta que será submetida a discussão pública neste mesmo site. Só após um período de discussão, que durará ainda algum tempo, é que produziremos a versão final para ser enviada às autoridades competentes nesta área.

Portanto, já sabem: digam o que têm a dizer livremente sobre estas matérias. Todas as ideias, conceitos, modelos e paradigmas são bem-vindos!! O que importa é apresentar o ponto de vista individual, para depois tentarmos compilar pontos comuns e começar a construir uma proposta representativa dos interesses da nossa comunidade. Temos que defender aquilo que nos interessa e só o poderemos fazer com uma posição activa e interventiva.

Toca a participar 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.